Aviso
Este conteúdo é para maiores de 18 anos. Se tem menos de 18 anos, é inapropriado para você. Clique aqui para continuar.

De faixa a coroa

Miss Universo 2023: Brasileira vai de arara-azul a desfile de traje típico; veja outras fantasias

Com três grandes cabeças que se moviam, roupa foi feita por estilista de Parintins (AM)

Gaúcha Maria Brechane com o traje típico que levou ao Miss Universo 2023
Gaúcha Maria Brechane com o traje típico que levou ao Miss Universo 2023 - Divulgação
  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

São Paulo

Na madrugada desta sexta-feira (17), aconteceu em El Salvador o desfile de trajes típicos do Miss Universo 2023. Apesar de não valer pontos classificatórios, a etapa é uma das mais esperadas pelo público, que anseia por ver as produções culturais das misses, inspiradas em seus países de origem.

Representante do Brasil, a gaúcha Maria Eduarda Brechane, 19, usou uma fantasia que homenageia a arara-azul, espécie de ave nativa do Brasil, principalmente nos biomas da nas Amazônia, Cerrado e Pantanal, que está ameaçada de extinção. A roupa em tons de azul e com detalhes em amarelo contava com três grandes cabeças do pássaro, que se moviam —além de uma quarta representação da ave, em miniatura, que ela levava nas mãos.

"Maria, ao vestir e carregar consigo essas aves magníficas, se torna uma guardiã alada, transmitindo a mensagem vital de preservação e destacando os perigos que ameaçam essas criaturas incríveis e a biodiversidade que elas representam", divulgou a organização do Miss Universo Brasil.

"O traje é uma sinfonia de tons azuis, um poema visual que celebra a preservação e a deslumbrante diversidade do nosso país, incorporando elementos da Amazônia; a herança indígena; a energia contagiante das festas culturais como o Carnaval e festivais folclóricos; e a alegria que caracteriza nossa nação", acrescentam.

Quem assina a peça é o estilista amazonense Helerson Da Maia, de Parintins, que elaborou também o traje típico que sua conterrânea Mayra Dias usou no Miss Universo 2018.

O desfile com o título original em inglês "National Costume Show" é a última etapa antes da final do concurso, que acontece na noite de sábado (18). Um grupo de 84 misses disputa a coroa que hoje pertence à norte-americana R'Bonney Gabriel, 29. Segundo missólogos consultados pela coluna, as favoritas ao trono são as misses Brasil e Tailândia.

CONFIRA ABAIXO OUTROS TRAJES TÍPICOS QUE FORAM DESTAQUE NO CONCURSO

NEPAL, JANE GARRETT

Intitulado "O Caminho para a Paz", seu traje representa um mundo marcado por conflitos que, muitas vezes, nos leva a prender a pomba, que simboliza a paz, dentro de uma gaiola. No entanto, já é tempo de libertarmos a essência da paz. Na performance, ela liberta uma pomba de uma gaiola.

Miss Nepal, Jane Garrett
Miss Nepal, Jane Garrett - Jose Cabezas/Reuters

MÉXICO, MELISSA FLORES

A miss foi vestida de coruja mística, figura popular na cultura mexicana. Na performance, ela remove a máscara e revela seu rosto.

Miss México, Melissa Flores
Miss México, Melissa Flores - Jose Cabezas/Reuters

EL SALVADOR, ISABELLA GARCIA

O traje da miss representa a riqueza vulcânica de seu país, lar de mais de 20 vulcões. Uma homenagem à diversidade geográfica do local. Na performance, sua fantasia acende.

Miss El Salvador, Isabella Garcia-Manzo
Miss El Salvador, Isabella Garcia-Manzo - Jose cabezas, Reuters

Como parte da iniciativa Todas, a Folha presenteia mulheres com dois meses de assinatura digital grátis.

De faixa a coroa

Fábio Luís de Paula é jornalista especializado na cobertura de concursos de beleza, sendo os principais deles o Miss Brasil, Miss Universo, Miss Mundo e Mister Brasil. Formado em jornalismo pelo Mackenzie, passou por Redações da Folha e do UOL, além de assessorias e comunicação corporativa.
Contato ou sugestões, acesse instagram.com/defaixaacoroa e facebook.com/defaixaacoroa

Final do conteúdo
  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Comentários

Ver todos os comentários Comentar esta reportagem