Aviso
Este conteúdo é para maiores de 18 anos. Se tem menos de 18 anos, é inapropriado para você. Clique aqui para continuar.

De faixa a coroa
Descrição de chapéu Miss Universo

Miss Universo 2023: Brasil e Tailândia são as favoritas ao título, segundo especialistas

Para experts, as misses Austrália, El Salvador, Nicarágua e Porto Rico também têm chances

Miss Brasil, Mari Brechane (esq.) e Miss Tailândia, Antonnia Porsild (dir.)
Miss Brasil, Mari Brechane (esq.) e Miss Tailândia, Antonnia Porsild (dir.) - Divulgação
  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

São Paulo

Falta pouco para saber quem será a nova Miss Universo. Às vésperas da final, que acontece na noite deste sábado (18), em El Salvador, os fãs de concursos de beleza avaliam nas redes sociais cada detalhe do desempenho das 84 candidatas. Afinal, a 72ª edição da competição já é considerada a mais diversa de sua história, por ter em seu elenco mulheres com perfis pouco vistos ali, como mães, casadas, transgêneros e plus size.

Essa é também a primeira eleição sob a direção da empresária tailandesa Anne Jakrajutatip, mulher transgênero que comprou o Miss Universo. No topo disso, foi anunciado na quinta (9) que o grupo empresarial de Anne, que detém a marca do concurso, declarou falência enquanto tenta resolver um "problema de liquidez" milionário.

Ou seja, são muitos detalhes para avaliar e considerar. Para entender esses pontos e antecipar o que pode acontecer, a coluna consultou cinco especialistas em concursos de beleza, os chamados "missólogos". Eles fizeram suas análises e apostas sobre a final da edição, com exclusividade para a "De Faixa a Coroa". Confira:

O QUE ESPERAR DA FINAL?

Segundo os especialistas, com todas as mudanças na direção do concurso e em sua estrutura em termos de regras, nesse momento ele não deve perder muito de seu lado artístico –nem ganhar. A parte mais revolucionária do evento como um todo vai ser mesmo a inclusão e diversidade de candidatas.

"Todas essas mudanças vão trazer um momento de maior repercussão. O evento vai ser mais comentado em redes sociais, inclusive por pessoas que não são um público tão tradicional. Afinal, as novidades trazem o concurso mais perto do mundo contemporâneo", analisa Carlos Totti, 43, diretor do canal de streaming UMiss, especializado no universo da beleza.

O paulista Renan Lima, 32, integrante do grupo Universo Miss (@grupouniversomiss), vai na mesma linha e destaca o quanto as novidades trouxeram evolução. "No último ano, o Miss Universo tem sido um verdadeiro show de emoções, com altos e baixos, porém saldo positivo. As novas regras mostram como o concurso pode se atualizar junto às pautas discutidas pela sociedade. Já saímos faz tempo da 'era das polegadas', ainda bem".

"O grande destaque deste ano está na entrega de palco e cenografia, com uma proposta bonita e que permite desenvolvimento de performance. Uma verdadeira injeção de ânimo aos fãs, para amenizar as notícias negativas durante o confinamento, como a falência do JKN Group", diz

Concordam com os colegas a dupla de missólogos piauienses Luís Felipe Bezerra Gaspar, 25, e Samuel Torres dos Santos, 24, que comandam o perfil Com uma Coroa (@comumacoroa). "Sobre a falência, a notícia dá um pouco de medo, mas no geral o concurso em El Salvador está de parabéns, com várias atividades e estrutura maravilhosa. Que a organização continue abrindo portas e realizando os sonhos de quem quer ser miss, sem padrões e preconceitos".

QUEM DEVE VENCER?

Segundo os votos dos especialistas, a coroa está entre a tailandesa Antonnia Porsild, 27, e a brasileira Maria Eduarda Brechane, 19. Para eles, ambas possuem muita confiança e tranquilidade na apresentação no palco, e são detalhes que devem decidir a vitoriosa. Porém, dizem eles, é preciso considerar pontos externos também, como o lado comercial do concurso como um negócio.

"A Tailândia não é minha favorita, mas pelo que eu vi na preliminar e pela forma como essa narrativa está sendo feita, eu acho que ela vence. Essa é minha opinião como missóloga especialista e fã desse segmento", detalha a apresentadora de TV Cris Barth, 50, que comanda todos os dias o matutino "Pode Chegar", na emissora gaúcha RDCTV. "Se não for ela, eu aposto no Brasil, com a nossa Maria Brechane, Porto Rico ou Austrália, que estou verdadeiramente apaixonada. Esse seria meu Top 3 dos sonhos".

A missóloga Iza Garcia, que comanda o perfil Voz de Miss (@vozdemiss), concorda com Cris: "Esse ano a vitória será definida por um conjunto de coisas, que envolve tanto torcida e a organização nacional, quanto desempenho da miss e questões comerciais. Por isso tudo, eu vejo a Tailândia sendo coroada", explica. "Faria sentido vencer uma asiática, pois hoje o grande público dos concursos está lá. E a Miss Tailândia, precisamos reconhecer, é maravilhosa. Ela, inclusive, foi Miss Supranational em 2019", observa.

Já Renan Lima e Carlos Totti, preferem abraçar a bandeira brasileira e confiar no magnetismo de Maria Brechane. "Muito longe do bairrismo, estou extremamente confiante em nossa Miss Brasil. Maria se mostrou uma potência e impressiona pois, mesmo com sua pouca idade, apresenta excelente nível de preparação e entrega. Ela consegue ser contemporânea, sem perder o porte e classe, é inteligentíssima, uma comunicadora nata, muito carismática e natural", diz Renan.

"Analisando friamente todo o confinamento, acho que o saldo total de Maria é alto. Considerando que cada quesito vale pontos, ela foi bem em performance, looks, espontaneidade, carisma, comunicação, conexão com o público e etapas preliminares", destaca Totti.

COMO VOTARAM OS MISSÓLOGOS?

TOP 5

  • Carlos Totti | UMiss: Brasil (1º); Austrália, El Salvador, Nicarágua e Tailândia.
  • Cris Barth | Apresentadora: Tailândia (1º); Austrália, Brasil, El Salvador e Porto Rico.
  • Felipe e Samuel | Com Uma Coroa: Brasil (1º); Índia, Nicarágua, Porto Rico e Tailândia.
  • Renan Lima | Universo Miss: Brasil (1º); África do Sul, Filipinas, Porto Rico e Tailândia.
  • Iza Garcia | Voz de Miss: Tailândia (1º); Porto Rico, Guatemala, México e Nepal.

TOP 10:

  • Carlos Totti | UMiss: África do Sul, Colômbia, Índia, México e Porto Rico.
  • Cris Barth | Apresentadora: Alemanha, Camarões, EUA, Nicarágua e Venezuela.
  • Felipe e Samuel | Com Uma Coroa: Austrália, Colômbia, EUA, Filipinas, Venezuela.
  • Renan Lima | Universo Miss: Austrália, EUA, Espanha, Índia e Venezuela.
  • Iza Garcia | Voz de Miss: Brasil, EUA, Honduras, Portugal e Nicarágua.

Como parte da iniciativa Todas, a Folha presenteia mulheres com dois meses de assinatura digital grátis

De faixa a coroa

Fábio Luís de Paula é jornalista especializado na cobertura de concursos de beleza, sendo os principais deles o Miss Brasil, Miss Universo, Miss Mundo e Mister Brasil. Formado em jornalismo pelo Mackenzie, passou por Redações da Folha e do UOL, além de assessorias e comunicação corporativa.
Contato ou sugestões, acesse instagram.com/defaixaacoroa e facebook.com/defaixaacoroa

Final do conteúdo
  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Comentários

Ver todos os comentários Comentar esta reportagem