Aviso
Este conteúdo é para maiores de 18 anos. Se tem menos de 18 anos, é inapropriado para você. Clique aqui para continuar.

De faixa a coroa
Descrição de chapéu Miss Universo

Miss Universo 2023 é hoje: Saiba onde assistir, quem são as favoritas e detalhes da final

Gaúcha Maria Brechane representa o Brasil no mundial em El Salvador

Maria Brechane, a Miss Universo Brasil 2023

Maria Brechane, a Miss Universo Brasil 2023 Divulgação

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

São Paulo

Chegou o grande dia! Na noite deste sábado (18) conheceremos a nova Miss Universo, que será eleita em El Salvador, país da América Central. Quem defende o Brasil é a gaúcha Maria Eduarda Brechane, de apenas 19 anos, que disputa a coroa com outras 84 misses do mundo todo.

Quem passa a coroa é a norte-americana R'Bonney Gabriel, 29, eleita em janeiro passado em Nova Orleans (EUA). As misses estão confinadas há quase 20 dias em El Salvador, cumprindo uma agenda de compromissos que contempla desde atividades e passeios, até provas preliminares valendo pontos classificatórios.

Para ficar por dentro de tudo sobre a 72ª edição do Miss Universo, confira a seguir os principais detalhes sobre a final:

ONDE ASSISTIR E QUE HORAS

A final do Miss Universo 2023 será exibida pelo canal oficial do concurso no YouTube (https://www.youtube.com/@OfficialMissUniverse) a partir das 22h (horário de Brasília). O show da final deve durar 3 horas e acabar por volta da 1h da manhã de domingo (19). No Brasil, não será transmitido em nenhuma emissora de TV aberta, paga ou streaming. Você pode também acompanhar cada detalhe do show de coroação no perfil do Instagram desta coluna, em @defaixaacoroa.

QUEM SÃO AS 20 FAVORITAS?

Segundo missólgos consultados pela "De Faixa a Coroa", o pódio deste ano está entre a brasileira Maria Brechane e a tailandesa Antonia Porsild. Depois delas, também estão no páreo as misses Porto Rico, Austrália, Nicarágua, El Salvador e Índia. Na sequência, se classificam no Top 15 (em ordem alfabética) ainda as misses da África do Sul, Colômbia, Estados Unidos, Filipinas, Guatemala, México, Nepal, e Venezuela. Fecham as 20 semifinalistas as misses Alemanha, Camarões, Espanha, Honduras e Portugal.

O BRASIL PODE DE FATO VENCER?

Os especialistas em concurso de beleza consultados pela coluna acham que a brasileira Maria Brechane tem chances de vencer por ter seis pontos fortes específicos. O primeiro é que ela sabe bem o que está fazendo, pois estudou o concurso e se preparou bastante antes de chegar na competição. O segundo, é que a Miss Universo Brasil teve uma postura exemplar durante os quase 20 dias de confinamento. Energia contagiante, performance excelente, respeito, educação e atenção com todos foram seus destaques.

Em terceiro, soube se comunicar bem e se conectar com os fãs por, principalmente, falar outros idiomas. Respectivamente em quarto e quinto, levou um guarda roupas bonito, fresh e versátil, e teve uma boa performance de palco nas etapas preliminares em trajes de banho e gala. Por último, se classificou entre as 10 melhores na etapa de projeto social "Voice for Change".

COMO SERÁ O SHOW DA FINAL?

A grande final do Miss Universo 2023 terá show do cantor John Legend e será apresentada pela mesma dupla feminina da última edição: as norte-americanas Olivia Culpo, Miss Universo 2012, e a apresentadora Jeannie Mai Jenkins. No apoio, em comentários e bastidores, teremos a filipina Catriona Gray, Miss Universo 2019, a jornalista Maria Menounos e Zuri Hall. Pelo canal latino Telemundo, as comentaristas serão a brasileira Júlia Gama e a mexicana Andrea Meza, respectivamente vice e vencedora do Miss Universo 2020.

Segundo os especialistas, com todas as mudanças na direção do concurso e em sua estrutura em termos de regras, nesse momento ele não deve perder muito de seu lado artístico –nem ganhar. A parte mais revolucionária do evento como um todo vai ser mesmo a inclusão e diversidade de candidatas. Outro grande destaque deste ano está na entrega de palco e cenografia, com uma proposta bonita e iluminada, que permite desenvolvimento de performance.

QUAL A ESTRUTURA DO SHOW?

Sobre a estrutura do show, será formada por 10 etapas tradicionais. São elas:

  1. Abertura e apresentação das misses e jurados;
  2. Anúncio do Top 20;
  3. Desfile em Traje de Banho;
  4. Anúncio do Top 10;
  5. Desfile em traje de Gala;
  6. Anúncio do Top 5;
  7. Perguntas e respostas;
  8. Anúncio do Top 3;
  9. Pergunta Final;
  10. Coroação.

De faixa a coroa

Fábio Luís de Paula é jornalista especializado na cobertura de concursos de beleza, sendo os principais deles o Miss Brasil, Miss Universo, Miss Mundo e Mister Brasil. Formado em jornalismo pelo Mackenzie, passou por Redações da Folha e do UOL, além de assessorias e comunicação corporativa.
Contato ou sugestões, acesse instagram.com/defaixaacoroa e facebook.com/defaixaacoroa

Final do conteúdo
  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Comentários

Ver todos os comentários Comentar esta reportagem