Aviso
Este conteúdo é para maiores de 18 anos. Se tem menos de 18 anos, é inapropriado para você. Clique aqui para continuar.

De faixa a coroa

Miss Teen Mundial 2023: Aos 18, representante de El Salvador vence concurso adolescente

Brasileira Anny Victória, do MT, não ficou entre as finalistas em Curaçao

Miss Teen Mundial 2023
A adolescente de El Salvador, Giulia Zanoni, é a Miss Teen Mundial 2023 - Divulgação
  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

São Paulo

A adolescente de El Salvador, Giulia Zanoni, de apenas 18 anos, foi coroada neste final de semana como a nova Miss Teen Mundial. A jovem deixou para trás outras 24 competidoras, na 9ª edição do concurso, que aconteceu em Curaçao. Giulia é estudante universitária e também a primeira representante de seu país a vencer o concurso internacional para adolescentes.

A modelo brasileira Anny Victória, do Mato Grosso, não ficou entre as finalistas. Com apenas 19 anos, Anny queria trazer o título internacional de volta ao país após oito anos, já que nossa única vitória foi em 2015, com a cearense Maria Eduarda Moreira, na edição inaugural do certame. Nos últimos tempos, quem chegou mais perto dessa façanha foi a paulista Yasmin Teles, uma das três finalistas em 2021.

Miss Teen Mundial 2023
A adolescente de El Salvador, Giulia Zanoni (centro), posa com as outras finalistas do Miss Teen Mundial 2023 - Divulgação

Em segundo lugar ficou a Miss Curaçao, Ambar Ursulita Tovar, seguida pela Miss Porto Rico, Briyitte Ocasio, em terceiro. Completaram o Top 5 as misses África do Sul (Unamanda Vilakazi) e Panamá (Sofia Berrio-Lemm), respectivamente em quarto e quinto lugares. Quem passou a coroa foi a dominicana Mariona Juncosa, eleita Miss Teen Mundial em julho de 2022.

No confinamento na ilha de Curaçao, que fica ao sul do mar do Caribe, as jovens participam de uma série de compromissos e etapas preliminares, que avaliam seus desempenhos valendo pontos classificatórios. O esquema é o mesmo dos concursos formatados para misses adultas, sob a regra principal de que tenham entre 14 e 19 anos.

O Miss Teen Mundial é visto como um intercâmbio cultural entre adolescentes. O concurso busca uma jovem para ser uma porta-voz de sua geração, com boa comunicação e carisma. O concurso anual tem sua organização sediada em El Salvador, comandada pelo empresário Francisco Cortez, que também realiza os certames Miss Mesoamerica Internacional e o Concurso Nacional de Beleza de El Salvador.

No Brasil, quem faz a seleção da representante nacional é o CNB (Concurso Nacional de Beleza), mesma organização que elege as brasileiras que participarão das franquias Miss Mundo, Miss Supranational e Miss Grand International, além do Mister Brasil CNB.

No mundo das misses adolescentes, recentemente a cearense Bárbara Prado, 19, foi eleita no Peru como a nova Miss Teen Supra Grand —outro mundial da categoria. A jovem deixou para trás 19 concorrentes, com um discurso assertivo contra o cyberbullying.

De faixa a coroa

Fábio Luís de Paula é jornalista especializado na cobertura de concursos de beleza, sendo os principais deles o Miss Brasil, Miss Universo, Miss Mundo e Mister Brasil. Formado em jornalismo pelo Mackenzie, passou por Redações da Folha e do UOL, além de assessorias e comunicação corporativa.
Contato ou sugestões, acesse instagram.com/defaixaacoroa e facebook.com/defaixaacoroa

Final do conteúdo
  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Comentários

Ver todos os comentários Comentar esta reportagem