Aviso
Este conteúdo é para maiores de 18 anos. Se tem menos de 18 anos, é inapropriado para você. Clique aqui para continuar.

De faixa a coroa

Miss Brasil adolescente vence concurso mundial que luta contra o cyberbullying

Bárbara Prado, 19, é a segunda brasileira titular do Miss Teen Supra Grand

A miss adolescente Bárbara Prado, do Ceará
A miss adolescente Bárbara Prado, do Ceará - Divulgação
  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

São Paulo

A adolescente Bárbara Prado, do Ceará, foi coroada na madrugada deste domingo (24) em Lima, no Peru, como a nova vencedora do concurso Miss Teen Supra Grand. Com 19 anos, a jovem deixou para trás outras 19 concorrentes, com um discurso assertivo contra o cyberbullying.

"Desde quando comecei a participar de concurso de miss, aos 12 anos, na categoria pré-teen, passei a sofrer cyberbullying", conta a miss, em bate-papo com a coluna. "Recebi ataques de perfis anônimos nas redes sociais, que faziam publicações horríveis com fotos minhas. Por mais difícil que seja, tive que aprender a lidar e manter minha mente forte e minha saúde mental e emocional em dia", desabafa.

Natural de Maranguape, na região metropolitana de Fortaleza (CE), Bárbara é estudante universitária de design de moda e bailarina. Foi inclusive ela quem desenhou e costurou o seu vestido da final, em tons de rosa, e também se apresentou como Carmem Miranda na etapa de traje típico.

O Miss Teen Supra Grand é um concurso pautado no 'cyberbullying', onde as candidatas trabalham em cima do assunto para performar discursos no palco. Como a violência digital é uma realidade global, a campeã deve desenvolver projetos e iniciativas relacionados ao tema durante o seu reinado.

O termo se refere a práticas de violência realizadas em ambientes virtuais, e tem como características falta de compaixão, tolerância e respeito. O ato do 'cyberbullying' é considerado crime de calúnia e difamação. De acordo com levantamento do instituto de pesquisa Ipsos, o Brasil é o segundo país com maior incidência de casos de cyberbullying contra crianças e adolescentes.

Veja o momento da coroação:

Em sua terceira edição, essa é a segunda vitória de uma brasileira no Miss Teen Supra Grand. Em 2021, a sul-mato-grossense Maria Fernanda Saggin, à época com 18 anos, foi a vencedora. Já em 2022, a representante do país ficou em terceiro lugar e quem venceu foi El Salvador.

AGENTE CONTRA O CYBERBULLYING

Com o título em mãos, Bárbara quer seguir desenvolvendo iniciativas nas redes sociais. "Nós trabalhamos na internet a importância de conscientizar as pessoas, mantendo-as informadas a respeito do tema e de toda a negatividade que ele traz. O ideal é transmitirmos luz e positividade para os outros, e vou fazer tudo o que puder para reforçar isso".

Além da coroa, Bárbara conquistou ainda as faixas de Miss Fotogenia e Miss Redes Sociais. Em sua carreira no mundo miss, a adolescente contabiliza até o momento seis concursos em seu currículo e não pretende parar por agora. "Sou apaixonada pelo mundo miss e penso, sim, em seguir nessa trajetória, desta vez na versão adulta. Mas sem planos por enquanto", despista.

O concurso Miss Teen Supra Grand foi criado no final de 2020 pela empresária peruana Zulma Rossi, que é conhecida por seu trabalho à frente do latino Festival Americano de la Belleza. No Brasil, quem faz a seleção da representante nacional é o empresário Marcelo Ramos, diretor do Miss Brasil Teen.

De faixa a coroa

Fábio Luís de Paula é jornalista especializado na cobertura de concursos de beleza, sendo os principais deles o Miss Brasil, Miss Universo, Miss Mundo e Mister Brasil. Formado em jornalismo pelo Mackenzie, passou por Redações da Folha e do UOL, além de assessorias e comunicação corporativa.
Contato ou sugestões, acesse instagram.com/defaixaacoroa e facebook.com/defaixaacoroa

Final do conteúdo
  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Comentários

Ver todos os comentários Comentar esta reportagem