Aviso
Este conteúdo é para maiores de 18 anos. Se tem menos de 18 anos, é inapropriado para você. Clique aqui para continuar.

De faixa a coroa
Descrição de chapéu miss brasil

Miss Eco Brasil 2023: Mato Grosso do Sul vence e vai defender o país no Egito

Concurso de miss 'ecológico' elege brasileira para ajudar a tornar o mundo verde

Miss Eco Brasil 2023
A paulista Fabiane Goia é a vencedora do Miss Eco Brasil 2023 - @fotografeaura
  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

São Paulo

A representante do Mato Grosso do Sul, Fabiane Goia, 30, foi eleita na madrugada desta segunda (18) a nova representante do país no Miss Eco International. Ela venceu concurso realizado em Taquari, no interior gaúcho, e disputou a vaga de Miss Eco Brasil com outras 13 moças. Agora, começa a se preparar para a competição global, que deve acontecer no Egito, no começo de 2024.

"Estou muito feliz com o título. Sempre quis representar o país num concurso mundial que tivesse uma ligação ambiental, e me sinto pronta para este desafio", disse a Miss Eco Brasil à coluna, logo após a vitória.

Em segundo e terceiro lugares ficaram, respectivamente, as misses Ceará, Joeliza Colares, e Pernambuco, Ana Furtado. Entraram ainda no top 5 as misses Rio de Janeiro, Nathalia Taffarel, e Serra Gaúcha, Juliana Flores.

Modelo e bacharel em administração, Fabiane atuou por dez anos em um hospital filantrópico e, por causa desse trabalho, decidiu tornar-se miss. Ela descobriu ali sua paixão por trabalhar com pessoas e, posteriormente, enxergou nos concursos de beleza um caminho para ajudar ao próximo e tornar o mundo um lugar melhor. Apesar de ter representado o Mato Grosso do Sul, Fabiane é paulista, natural da cidade de Piracicaba (SP).

Nascido em 2015, o Miss Eco é conhecido por apoiar causas humanitárias, sociais e ambientais, tanto que seu lema é "Tornar o Mundo Verde". Podemos dizer que é um evento ESG, sigla em inglês para meio ambiente, social e governança –uma tendência bastante atual e forte no mundo corporativo em todo o planeta. As edições reúnem cerca de 50 candidatas de todo o mundo.

Quem passou a coroa foi a modelo paranaense Paula Assunção, 29, que ficou entre as 11 melhores do mundial, realizado em março. Natural de Foz do Iguaçu (PR), Paula é uma veterana do mundo miss e hoje coleciona mais de dez títulos de beleza. Apaixonada por dança, ela também já foi bailarina, professora de balé e jazz e fez parte da seleção de ginástica rítmica de sua cidade natal.

"Meu reinado como Miss Eco Brasil foi muito especial, afinal, foi o primeiro concurso nível nacional em que eu estive de fato representando meu amado Brasil. Apesar de contar com outros títulos de miss, reinar através de um concurso totalmente brasileiro foi de uma felicidade imensa. Um reinado que me permitiu ter uma troca imensa de cultura com diversos países ao participar do Miss Eco International, realizado no Egito. Finalizo mais essa fase com um sentimento de gratidão", disse Paula à coluna.

MISS ECO INTERNATIONAL

A vencedora do mundial embolsa US$ 10 mil (R$ 51 mil), sendo parte em dinheiro e parte em presentes e viagens, e tem a chance de receber um passaporte diplomático da ONU como embaixadora da Boa Vontade. A atual titular é vietnamita Nguyen Thanh Ha, que conquistou em março passado a oitava coroa do certame.

Além dela, entre as vencedoras estão a eslovena Patricia Peklar (2015), a costa-riquenha Natalia Carvajal (2016), a canadense Amber Bernachi (2017), as filipinas Cynthia Thomalla (2018) e Kathleen Paton (2022), a malaia Amy Tinie Abdul (2019) e a sul-africana Gizzelle Mandy (2021). Em 2020, não houve concurso por conta da pandemia de Covid-19.

No Brasil, quem atualmente dirige a licença da competição é o gaúcho Maurício Oliveira, que trabalha com concursos de beleza desde 2014. Segundo ele, a equipe nacional tem mais de 20 parceiros e profissionais de diferentes áreas, que ajudarão na preparação da nova miss para o Egito.

Assista abaixo ao momento da coroação de Fabiane Goia:

De faixa a coroa

Fábio Luís de Paula é jornalista especializado na cobertura de concursos de beleza, sendo os principais deles o Miss Brasil, Miss Universo, Miss Mundo e Mister Brasil. Formado em jornalismo pelo Mackenzie, passou por Redações da Folha e do UOL, além de assessorias e comunicação corporativa.
Contato ou sugestões, acesse instagram.com/defaixaacoroa e facebook.com/defaixaacoroa

Final do conteúdo
  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Comentários

Ver todos os comentários Comentar esta reportagem