Aviso
Este conteúdo é para maiores de 18 anos. Se tem menos de 18 anos, é inapropriado para você. Clique aqui para continuar.

De faixa a coroa
Descrição de chapéu miss brasil Miss Universo

Vietnã vence pela primeira vez o Miss Eco International; representante brasileira fica no top 11

Estudante paranaense Paula Assunção não deu sorte em competição disputada no Egito

A vietnamita Nguyen Thanh Ha, eleita Miss Eco International 2023
A vietnamita Nguyen Thanh Ha, eleita Miss Eco International 2023 - @missecointernational no Instagram
  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

São Paulo

Não foi desta vez! A paranaense Paula Assunção, 29, se classificou no top 11, mas não avançou para o grupo das cinco finalistas do Miss Eco International 2023, realizado na noite desta sexta-feira (3) no Egito. Quem levou para casa a coroa da oitava edição do concurso, foi a vietnamita Nguyen Thanh Ha, coroada pela filipina Kathleen Paton, vencedora de 2022.

Em segundo e terceiro lugares ficaram, respectivamente, as misses Nigéria (Nnena Odum) e Ilhas Maurício (Yuvna Gookool). Completaram o top 5, as representantes do Camboja (4º lugar) e Equador (5º). Elas embarcaram no dia 19 de fevereiro para a disputa e, desde então, participaram das etapas preliminares da competição, num grupo com total de 36 candidatas.

Esta é a primeira vez que o Vietnã vence o certame mundial. Antes, já conquistaram a coroa misses da Eslovênia (2015), Costa Rica (2016), Canadá (2017), Filipinas (2018 e 2022), Peru (2019) e África do Sul (2021). Em 2020, não houve concurso por conta da pandemia de Covid-19.

Nascido em 2015, o Miss Eco é conhecido por apoiar causas humanitárias, sociais e ambientais, tanto que seu lema é o slogan "Tornar o Mundo Verde". Podemos dizer que é um evento ESG, sigla em inglês para Meio Ambiente, Social e Governança –uma tendência bastante atual e forte no mundo corporativo em todo o planeta.

BRASILEIRA VETERANA

Natural de Foz do Iguaçu (PR), Paula Assunção é uma veterana do mundo miss e essa não foi sua primeira experiência defendendo o país. Ela já participou de outros concursos de beleza e hoje coleciona mais de dez títulos de miss.

A Miss Eco Brasil 2023 trabalha como modelo internacional e é estudante universitária do curso de administração de empresas. Apaixonada por dança, ela também já foi bailarina, professora de balé e jazz e fez parte da seleção de ginástica rítmica de sua cidade natal.

"Representar o meu país em um evento internacional gera uma expectativa gigantesca, gera alegria, satisfação e muita emoção. O medo é inevitável, mas sentir o apoio e a confiança do público faz que ele fique de lado e dê espaço a confiança e a fé", disse a jovem antes da final.

Questionada sobre o papel de uma miss, Paula afirma que é "defender e dar visibilidade às pautas necessárias, e também ser voz e espelho para o mundo, usando sua imagem como porta de entrada para lutar por causas importantes".

De faixa a coroa

Fábio Luís de Paula é jornalista especializado na cobertura de concursos de beleza, sendo os principais deles o Miss Brasil, Miss Universo, Miss Mundo e Mister Brasil. Formado em jornalismo pelo Mackenzie, passou por Redações da Folha e do UOL, além de assessorias e comunicação corporativa.
Contato ou sugestões, acesse instagram.com/defaixaacoroa e facebook.com/defaixaacoroa

Final do conteúdo
  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Comentários

Ver todos os comentários Comentar esta reportagem