Aviso
Este conteúdo é para maiores de 18 anos. Se tem menos de 18 anos, é inapropriado para você. Clique aqui para continuar.

De faixa a coroa
Descrição de chapéu miss brasil Miss Universo

Universitária que coleciona mais de dez títulos de miss defende o Brasil em mundial no Egito

Paranaense Paula Assunção concorre no Egito ao título de Miss Eco International 2023

A paranaense Paula Assunção, que defende o Brasil no Miss Eco International 2023 - Divulgação/LV Assessoria
  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

São Paulo

Na sexta-feira (3), a paranaense Paula Assunção, 29, defende o Brasil na 8ª edição do Miss Eco International. Natural de Foz do Iguaçu, a Miss Eco Brasil 2023 trabalha como modelo internacional e é estudante universitária do curso de administração de empresas.

Ela embarcou no dia 19 de fevereiro para Cairo, no Egito, onde acontece o concurso. Desde então, participa das etapas preliminares da competição com candidatas de outros 36 países.

"Representar o meu país em um evento internacional gera uma expectativa gigantesca, gera alegria, satisfação e muita emoção. O medo é inevitável, mas sentir o apoio e a confiança do público faz com que ele fique de lado e dê espaço à confiança e à fé", diz a jovem, que já participou de outros concursos de beleza e coleciona mais de dez títulos de miss.

Apaixonada por dança, Paula também já foi bailarina, professora de balé e jazz e fez parte da seleção de ginástica rítmica de sua cidade natal. Se ficar em primeiro lugar, ela será a primeira brasileira a conquistar o posto. Antes dela, quem chegou mais perto do título foi a gaúcha Lais Berté, que foi vice-campeã em 2016.

"Sempre tive consciência da responsabilidade que o título me traria, mas admito que todos os dias isso me desafia. Não é sobre apenas carregar uma faixa e uma coroa, mas sim dar um sentido a tudo isso", conta.

Questionada sobre o papel de uma miss, Paula afirma que é "defender e dar visibilidade às pautas necessárias, e também ser voz e espelho para o mundo, usando sua imagem como porta de entrada para lutar por causas importantes".

Nascido em 2015, o Miss Eco é conhecido por apoiar causas humanitárias, sociais e ambientais, tanto que seu lema é o slogan "Tornar o Mundo Verde". Podemos dizer que é um evento ESG, sigla em inglês para Meio Ambiente, Social e Governança –uma tendência bastante atual e forte no mundo corporativo em todo o planeta.

A atual vencedora é a filipina Kathleen Paton, que passa a coroa a uma nova rainha. Antes dela, já conquistaram a coroa misses da Eslovênia (2015), Costa Rica (2016), Canadá (2017), Filipinas (2018), Peru (2019) e África do Sul (2021). Em 2020, não houve concurso por conta da pandemia de Covid-19.

De faixa a coroa

Fábio Luís de Paula é jornalista especializado na cobertura de concursos de beleza, sendo os principais deles o Miss Brasil, Miss Universo, Miss Mundo e Mister Brasil. Formado em jornalismo pelo Mackenzie, passou por Redações da Folha e do UOL, além de assessorias e comunicação corporativa.
Contato ou sugestões, acesse instagram.com/defaixaacoroa e facebook.com/defaixaacoroa

Final do conteúdo
  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Comentários

Ver todos os comentários Comentar esta reportagem