Aviso
Este conteúdo é para maiores de 18 anos. Se tem menos de 18 anos, é inapropriado para você. Clique aqui para continuar.

De faixa a coroa

Miss Universo Brasil: Avaliada em R$ 50 mil, nova coroa do concurso homenageia Ieda Vargas; veja foto

Ieda é a primeira brasileira a vencer o Miss Universo, em 1963, e neste ano celebra 60 anos do título

A nova coroa do Miss Universo Brasil é homenagem à gaúcha Ieda Maria Vargas, Miss Universo 1963

A nova coroa do Miss Universo Brasil é homenagem à gaúcha Ieda Maria Vargas, Miss Universo 1963 Gabriel Gerdulino/Divulgação

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

São Paulo

A organização do Miss Universo Brasil (MUB) mostrou no início da madrugada desta quinta (6), a nova coroa do concurso. O design da joia é inspirado na gaúcha Iêda Maria Vargas, primeira brasileira a vencer o Miss Universo, em 1963, e a peça foi batizada seu nome.

O motivador da iniciativa é que este ano completam 60 anos desde a vitória de Iêda no mundial, que aconteceu em Miami Beach (EUA). A segunda brasileira eleita Miss Universo foi a baiana Martha Vasconcellos, em 1968 – depois disso o Brasil chegou algumas vezes ao grupo de 5 finalistas, mas não na liderança do pódio.

"Estou extremamente feliz com essa homenagem dos meus 60 anos de reinado. Ser lembrada com tanto carinho e amor é muito gratificante, ainda mais que esse ano a coroa vai ter o meu nome. Que honra! Só tenho a agradecer!", disse a miss, que atualmente está com 78 anos e tinha apenas 18 quando conquistou o título.

O design da peça, assinado pelo joalheiro paulista Miguel Alcade, foi inspirado no vestido azul usado por Iêda quando venceu o título de Miss Brasil, no Maracanãzinho, no Rio de Janeiro. "O centro da peça tem seis pedras de topázio azuis, que representam os 60 anos da primeira brasileira a ser eleita Miss Universo. Temos mais de 3 mil pedras cravadas ao longo da estrutura e ela é avaliada em aproximadamente R$ 50 mil", disse Alcade, em conversa com a coluna.

A joia foi revelada durante um evento em um restaurante de luxo na região dos Jardins, na capital paulista. Além de Miguel e das 27 misses candidatas na edição deste ano, estavam presentes misses Brasil de anos anteriores, convidados, coordenadores e preparadores das meninas.

"A imagem daquela miss elegante e radiante deixou uma profunda impressão em mim, mesmo anos depois da coroação. A beleza singela e cristalina daquela mulher transmitia uma leveza e uma alegria de viver que me encantaram para sempre", analisa ele sobre a Miss Universo 1963.

Alcade tem mais de 35 anos de carreira e sempre teve o sonho de fazer coroas para misses. Ele é também responsável pela coroa do Miss Universo Brasil 2021, usada para coroar a cearense Teresa Santos, vencedora daquele ano. Na ocasião, ele usou gemas brasileiras em tonalidades verdes e azuis, além de zircônias, para expressar o tema "Brasil".

"Agradeço muito esse convite que me foi feito novamente. Meu coração está batendo forte por essa coroa, tem muito amor envolvido nesse trabalho e espero que nossa nova representante traga o título mundial pra gente. Ter a oportunidade de deixar minha assinatura na história deste tradicional concurso e mostrar por meio do Miss Universo que o Brasil possui uma alta joalheria que não deixa nada a desejar em relação ao mercado internacional, é verdadeiramente um privilégio", disse ele.

De acordo com a empresária gaúcha Marthina Brandt, 31, que é diretora geral do concurso e também ostenta o título de Miss Universo Brasil 2015, Iêda deve estar presente na final do concurso para ver a coroa e prestigiar a nova Miss Brasil.

EDIÇÃO 2023

Na segunda (3), começou em São Paulo o confinamento da edição 2023 do Miss Universo Brasil (MUB). Em dias corridos, as misses estão participando de uma semana de atividades, compromissos e avaliações preliminares realizadas por jurados e a organização.

Na noite de sábado (8), será conhecida a vencedora, que vai representar o país no Miss Universo 2023, previsto para dezembro em El Salvador. Quem passa a coroa é a capixaba Mia Mamede, 27, eleita em julho do ano passado. O concurso será transmitido ao vivo, pelo YouTube, e no canal 500 da Claro TV, a partir das 21h.

Esta é a primeira vez na história que o concurso aceita a participação de candidatas que têm filhos, algo que nunca aconteceu antes, em mais de 70 anos. isso só foi possível após mudanças nas regras do mundial, anunciadas no ano passado e aplicada a todos os países participantes.

A primeira miss do grupo que se enquadra nesse novo quesito é a goiana Renata Guerra Otoni, 27, eleita no início de maio, que é mãe da pequena Samira, de 4 anos. As outras duas mamães eleitas são as misses Piauí, Gabriela Reis Menezes, 26, e Maranhão, Lorena Caroline Maia e Silva, 27.

"Buscamos uma mulher original, que tenha personalidade e a essência de uma miss. Queremos eleger não só uma Miss Brasil, mas sim uma Miss Universo", disse Marthina no mês passado à coluna.

De faixa a coroa

Fábio Luís de Paula é jornalista especializado na cobertura de concursos de beleza, sendo os principais deles o Miss Brasil, Miss Universo, Miss Mundo e Mister Brasil. Formado em jornalismo pelo Mackenzie, passou por Redações da Folha e do UOL, além de assessorias e comunicação corporativa.
Contato ou sugestões, acesse instagram.com/defaixaacoroa e facebook.com/defaixaacoroa

Final do conteúdo
  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Comentários

Ver todos os comentários Comentar esta reportagem