Aviso
Este conteúdo é para maiores de 18 anos. Se tem menos de 18 anos, é inapropriado para você. Clique aqui para continuar.

De faixa a coroa
Descrição de chapéu miss brasil

Miss Supranational 2023: 'Barbie brasileira' é favorita à coroa; conheça as candidatas

Gaúcha disputa título mundial com outras 64 misses na sexta-feira (14), na Polônia

Sancler Frantz, a Miss Supranational Brasil 2023 - Reprodução/Instagram
  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

São Paulo

Especialistas de concursos de beleza do mundo todo já dão como certa a classificação da gaúcha Sancler Frantz, 32, como uma das finalistas do Miss Supranational 2023. Na tarde da terça-feira (11), as imagens de sua performance nos desfiles preliminares em traje de banho e de gala do concurso ganharam as páginas nas redes sociais que acompanham o mundo miss.

Em sua 14ª edição, o mundial feminino traz neste ano um grupo de 65 candidatas e tem final agendada para esta sexta-feira (14). A atual Miss Supranational é a sul-africana Lalela Mswane, 26, vencedora de 2022 e também a primeira mulher negra a ganhar o título.

Apelidada pelos fãs de "Barbie brasileira", por sua semelhança física com a boneca, Sancler está desde o começo do mês na Polônia, sede do concurso, cumprindo a agenda de atividades e sendo avaliada nas provas preliminares da competição.

Anunciada em fevereiro como a representante do país no mundial, Sancler é considerada uma miss de carreira, por ter um histórico na indústria. Natural de Arroio do Tigre, na região central do Rio Grande do Sul, ela retornou ao mundo das faixas e coroas dez anos após se classificar como uma das cinco finalistas do Miss Mundo 2013, realizado na Indonésia. Na ocasião, ganhou o título de Rainha das Américas e também foi eleita dona do melhor corpo da competição na prova de traje de banho.

O convite para o posto veio depois que o Miss Supranational anunciou, no ano passado, que aumentaria a idade limite de inscrição para 32 anos. A maioria dos grandes concursos mundiais só aceita candidatas com até 27 ou 28 anos. A novidade, que acompanha uma tendência de revisão de regras na indústria como um todo, abriu a janela de possibilidade para Sancler.

SUPRA O QUÊ?

Considerado um dos mais importantes concursos de beleza do planeta, o Miss Supranational há algum tempo já faz parte do grupo chamado de "Grand Slam da Beleza", que reúne também o Miss Universo, o Miss Mundo, o Miss International e o Miss Grand International.

Fora Lalela, já venceram o Supra misses da Namíbia (2021), Tailândia (2019), Porto Rico (2018), Coreia do Sul (2017), Índia (2016 e 2014), Paraguai (2015), Filipinas (2013), Belarus (2012), Polônia (2011), Panamá (2010) e Ucrânia (2009). Em 2020 não houve concurso —ele foi cancelado por conta da pandemia de Covid-19.

Vale lembrar que o concurso tem um "spin-off" masculino, o Mister Supranational, que terá sua final da edição 2023 no sábado (15). Quem defende o país ali é o paulista Henrique Martins, 31, que é nadador olímpico e competiu pelo país nos Jogos Olímpicos Rio 2016, na categoria 100 metros borboleta e revezamento 4 por 100, onde foi finalista. Ele também é formado em publicidade e faz trabalhos como modelo.

Ambos os shows podem ser assistidos apenas pela internet, no canal do concurso no YouTube.

De faixa a coroa

Fábio Luís de Paula é jornalista especializado na cobertura de concursos de beleza, sendo os principais deles o Miss Brasil, Miss Universo, Miss Mundo e Mister Brasil. Formado em jornalismo pelo Mackenzie, passou por Redações da Folha e do UOL, além de assessorias e comunicação corporativa.
Contato ou sugestões, acesse instagram.com/defaixaacoroa e facebook.com/defaixaacoroa

Final do conteúdo
  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Comentários

Ver todos os comentários Comentar esta reportagem