Aviso
Este conteúdo é para maiores de 18 anos. Se tem menos de 18 anos, é inapropriado para você. Clique aqui para continuar.

Zapping - Cristina Padiglione

Rita Lobo e Ana Maria Braga herdam objetos de Palmirinha

Filha da cozinheira fala sobre a decisão da família de manter redes sociais da mãe e presentear pessoas queridas por ela

Rita Lobo
Rita Lobo, chef de cozinha, apresentadora de TV e empreendedora - @ritalobo no Instagram
  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

São Paulo

Palmirinha Onofre, cozinheira que morreu no dia 7 de maio deste ano, aos 91 anos, não chegou a conhecer pessoalmente Rita Lobo, chef de cozinha da TV que tem uma lista de livros de receitas de sucesso publicados. Mas a culinarista tinha verdadeiro encanto pelos programas de Rita no canal GNT e acompanhou cada edição em seus últimos anos de vida.

Ainda no final de maio, uma caixa chegou ao Estúdio Panelinha, onde Rita grava suas produções para a TV, contendo peças de louças que pertenceram à culinarista.

"A Palmirinha gostava muito de você e assistia sempre que podia ao seu programa", informava uma cartinha assinada por Sandra, Tânia e Nancy, filhas de Palmirinha, a Rita. "Adorava quando você escolhia a louça. Com certeza, ela vai ficar bem feliz em saber que essa louça, utilizada por ela em ocasiões especiais, estará com você", concluíam as herdeiras.

"Pessoalmente, elas não conseguiram se conhecer, mas a minha mãe acompanhava bastante a Rita nos últimos tempos e estava muito lúcida", endossa Sandra à coluna. "A Rita, com aquela frase dela, 'desgurmetiza, bem', é bem isso, tudo é comida mesmo", conclui Sandra.

"A minha mãe gostava muito quando a Rita escolhia as louças, e minha mãe tinha um conjunto que ela usava em épocas especiais, que a gente achou que deveriam ficar com a Rita e ela ia gostar", afirma Sandra.

Se Palmirinha não conheceu Rita, o mesmo não se pode dizer de Ana Maria Braga, responsável por ter projetado a cozinheira para a fama ainda no Note e Anote, extinto programa da Record, nos anos 1990, antes de Ana Maria migrar para a Globo. Ela também mereceu atenção das filhas para herdar um objeto do mais alto afeto da mãe: uma imagem sacra.

"Ana Maria recebeu uma santa de que a minha mãe gostava muito", revela Sandra. "Era uma santa prateada, muito bonita, que ela pediu para ser levada ao hospital" em seus últimos dias. "Pensamos na Ana porque ela também é muito religiosa", diz Sandra, que morou com a mãe por algum tempo.

A LEMBRANÇA DO QUARTO INTACTO

"Fiquei com algumas coisas dela, e tem um quarto na minha casa que era dela, eu nem desfiz, tem algumas roupas dela lá e algumas pessoas pediram também: 'Queria uma camisa da Vovó Palmirinha'".

Sandra conta que a mãe falava errado o nome de uma grife que usava bastante, "Dusalina", e muitas "amiguinhas", como a cozinheira se referia às fãs, pediram às filhas: "Será que posso ficar com uma camisa da Duasalina?"

"Aqui tenho cristaleira, chapeleira que foram dela, e minhas irmãs também têm outras coisas, entre roupas, louças e as santinhas. Eu também fiquei com uma santa dela", revela Sandra.

O apresentador Otávio Mesquita é outro que receberá uma lembrança de Palmirinha, atendendo a um pedido feito pelo próprio, durante o velório da cozinheira. As meninas reservaram para ele uma Bíblia que a mãe lia.

"No velório, ele pediu alguma coisa que tivesse sido dela, achei tão bonito", diz Sandra. "Ele contou que é um hábito dele, que tem uma bota da Elke Maravilha", relata Sandra.

As filhas também decidiram manter as redes sociais da mãe, que seguem publicando receitas de Palmirinha. O perfil no Instagram, @vovopalmirinha, tem mais de 800 mil seguidores.

A própria culinarista já vinha negociando a volta de alguns produtos de sua franquia, como tipos diferentes de pães de queijo de sua franquia, cuja produção foi interrompida pela pandemia, mas que só retornariam no início deste ano e acabaram voltando após a sua morte.

Sandra conta ainda que ela e as irmãs ficaram surpresas "com o tanto de 'amiguinha' que se manifestou pela morte da mãe. "Foi muito comovente, a gente ficou muito agradecida às amiguinhas dela e a gente achou que seria interessante manter ela viva nas redes sociais com tantas receitas e histórias que podem ser contadas. Mas por mais que a gente soubesse da importância dela, ficamos surpresas com a dimensão dela, que só conhecemos pelo falecimento dela."

GLOBO TERÁ SÉRIE COM RITA LOBO

Em vídeo gravado para agradecer às filhas de Palmirinha pelas louças recebidas, Rita reforçou que ela foi mais que uma cozinheira, tendo desempenhado o papel de empreendedora e inspirado "milhões de mulheres" a fazer da cozinha o meio de sustento e educação de seus filhos, com base em seu próprio exemplo.

A partir de novembro, aliás, a chef terá uma série na Globo, o Prato Feito Brasil. A proposta é rodar o país em busca das diferenças regionais à mesa do brasileiro, a partir dos ingredientes e hábitos de cada pedaço do país.

Zapping - Cristina Padiglione

Cristina Padiglione é jornalista e escreve sobre televisão. Cobre a área desde 1991, quando a TV paga ainda engatinhava. Passou pelas Redações dos jornais Folha da Tarde (1992-1995), Jornal da Tarde (1995-1997), Folha (1997-1999) e O Estado de S. Paulo (2000-2016). Também assina o blog Telepadi (telepadi.folha.com.br).

Final do conteúdo
  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Comentários

Ver todos os comentários Comentar esta reportagem