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Zapping - Cristina Padiglione
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TikTok já é mais consumido em casa que RedeTV! e TV Cultura

Kantar Ibope Media divulga primeiro resultado da medição de audiência domiciliar considerando a rede de vídeos curtos

Logotipo do TikTok no escritório da rede social em Culver City, na Califórnia, EUA, em março - Foto de Patrick T. Fallon/AFP
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São Paulo

A Kantar Ibope Media, responsável pela medição de audiência de TV no Brasil, acaba de incluir o consumo residencial do TikTok em suas métricas. E o resultado aponta para a certeza de que o público já navega mais pela rede social chamada "da dancinha", ou de vídeos curtos, do que pela RedeTV! e TV Cultura juntas.

Com o objetivo de mensurar o consumo de vídeo dentro de casa no Brasil, a Kantar Ibope Media lançou, em 2022, o Cross Platform View. Desde o seu lançamento, a solução vem incorporando dados de share (participação) de audiência domiciliar de TV linear --aquela vista em tempo real, que soma TV aberta e paga-- e plataformas de vídeos online.

Os relatórios são separados entre o consumo total de telas em cada residência da mostra do instituto, com celulares, tablets, notebooks e TV, e o consumo realizado apenas pelo televisor.

No início de maio, os clientes da Kantar receberam os efeitos dos primeiros dados medidos a partir do consumo do TikTok.

A participação da TV linear (TV aberta e TV paga), ao considerar todos os dispositivos (smartphones, tablets, laptops e TVs conectadas ou não), dentro do domicílio, representou 76,2%, enquanto formatos de vídeo online obtiveram 23,8%, sendo que o TikTok obteve 3,1% de participação no bolo total durante o mês de maio.

Isso é uma fatia maior do que o tempo dedicado à RedeTV! e à TV Cultura, que, juntas, não alcançam 3% de participação no consumo total de vídeos.

Os índices também colocam o TikTok à frente do GloboPlay, que teve 0,8% de consumo em maio, contabilizando todas as telas da casa. A rede vem logo atrás da Netflix, campeã do segmento como plataforma paga, com 4,2% do share. O primeiro lugar no universo de videos vistos fora do televisor ainda pertence ao YouTube, que fechou maio com 14,1% do gráfico, lembrando que estamos falando de consumo residencial.

Já ao considerarmos apenas o que os telespectadores veem pelo aparelho de TV, conectado ou não, a TV linear abocanha 86,4% de participação, e as plataformas e vídeo online, que soma YouTube, Facebook, TikTok, Netfix, GloboPlay, Prime Video, HBO Max, Disney e afins, obtiveram 13,6% de participação somadas.

O detalhamento de cada plataforma está disponível neste link, no site da Kantar Ibope Media. Os gráficos refletem a participação da TV linear e das plataformas de vídeo online, em maio de 2023, mas vale apenas para as 15 regiões metropolitanas de maior consumo do país.

É claro que em comunidades ribeirinhas ou nos rincões do Brasil, longe dos bons sinais de wi-fi, esse quadro não se configura dessa forma.

Os dados excluem conteúdo não identificado e outros usos dos aparelhos de TV, como consoles e games.

Zapping - Cristina Padiglione

Cristina Padiglione é jornalista e escreve sobre televisão. Cobre a área desde 1991, quando a TV paga ainda engatinhava. Passou pelas Redações dos jornais Folha da Tarde (1992-1995), Jornal da Tarde (1995-1997), Folha (1997-1999) e O Estado de S. Paulo (2000-2016). Também assina o blog Telepadi (telepadi.folha.com.br).

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