Aviso
Este conteúdo é para maiores de 18 anos. Se tem menos de 18 anos, é inapropriado para você. Clique aqui para continuar.

Zapping - Cristina Padiglione

Série biográfica sobre Sócrates é anunciada pelo GloboPlay

Documentário tem direção de Walter Salles Jr. e está previsto para 2024

0
Raí durante a apresentação do Prêmio Sócrates, categoria que contempla trabalhos sociais no futebol batizada com o nome do irmão, no Bola de Ouro, em Paris, na França - Reprodução /Ballon D'or
  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

São Paulo

Entre os anúncios feitos pelo Grupo Globo na Rio2C, evento que reúne profissionais do audiovisual, está "Sócrates Brasileiro", documentário de Walter Salles Júnior que começou a ser filmado no ano passado.

Em quatro episódios, a produção traz depoimentos de familiares e amigos como os jornalistas Juca Kfouri, colunista da Folha, e José Trajano, além de Walter Casagrande Jr., seu principal parceiro em campo, pela camisa do Corinthians, e de valores ideológicos que fizeram dos dois os mais conhecidos representantes da Democracia Corintiana.

Criado dentro do Corinthians no início dos anos 1980, o movimento ultrapassou as linhas dos vestiários e estádios de futebol, abastecendo mobilizações maiores, como as Diretas Já, que pediam a volta do direito ao voto para presidente da República durante o governo do general João Figueiredo.

A série mapeia a história do paraense que cresceu em Ribeirão Preto e se formou em medicina, destacando-se como ídolo da uma das maiores torcidas do Brasil e como ativista político. Salles focaliza ainda o legado deixado pelo atleta, que morreu em consequência do alcoolismo, em 2011, aos 57 anos.

No ano passado, a consagrada premiação Bola de Ouro, promovida pela revista francesa France Football, criou a categoria Sócrates, assim batizada para contemplar atletas que se mobilizam por questões sociais. A primeira edição foi apresentada por Raí, um de seus cinco irmãos, que seguiu seus passos no futebol e no ativismo pela democracia.

Zapping - Cristina Padiglione

Cristina Padiglione é jornalista e escreve sobre televisão. Cobre a área desde 1991, quando a TV paga ainda engatinhava. Passou pelas Redações dos jornais Folha da Tarde (1992-1995), Jornal da Tarde (1995-1997), Folha (1997-1999) e O Estado de S. Paulo (2000-2016). Também assina o blog Telepadi (telepadi.folha.com.br).

Final do conteúdo
  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Comentários

Ver todos os comentários Comentar esta reportagem