Globo erra ao promover a inclusão da Belarus na Otan
Mapa apresentado pelo Jornal da Globo põe país vizinho da Ucrânia e Rússia como parte do Tratado do Atlântico Norte
A Globo tropeçou na geografia, e portanto, na informação, ao colorir a Belarus como país membro da Otan em um mapa apresentado no Jornal da Globo por Renata Lo Prete na edição desta sexta-feira (31), já madrugada de 1º de abril.
A apresentadora noticiava a inclusão da Finlândia na Organização do Tratado do Atlântico Norte e mostrava a adesão de vários países ex-soviéticos ao grupo. A Belarus não foi citada nominalmente pela jornalista, mas constava do mapa em azul, cor que distinguia o território da Otan na Europa e vizinhança da Rússia e Ucrânia.
O erro passou batido para quem não conhece a posição do país no globo terrestre, mas tem forte peso no seu contexto político.
"Com essa entrada da Finlândia, a Organização do Tratado do Atlântico Norte passa a ter 31 países integrantes, então nós vamos lembrar aqui como é que ela foi criada e os diferentes formatos que ela já teve", avisou Lo Prete, que completou: "Ela foi criada em 1949, com 12 países, mais os Estados Unidos e o Canadá, como um contraponto, um rival do Pacto de Varsóvia, que reunia a então União Soviética e os seus países satélites do Leste Europeu, como a gente vê aqui".
"Entre 1952 e 1982", continuou Lo Prete, "novos países foram incorporados: Espanha, Grécia e Turquia. A Otan foi ficando maior. Mas a grande mudança veio nos anos 90 com a dissolução do bloco soviético. Daí a Otan foi incorporando vários países que eram do antigo bloco comunista, como Hungria, Polônia, Bulgária, Estônia, Letônia e Romênia, entre outros", disse a jornalista.
O erro na configuração do mapa não foi percebido antes que o JG acabasse.
Comentários
Ver todos os comentários