Aviso
Este conteúdo é para maiores de 18 anos. Se tem menos de 18 anos, é inapropriado para você. Clique aqui para continuar.

Zapping - Cristina Padiglione

Caso Marcius Melhem: grupo de acusadoras perde integrante

OUTRO LADO: defesa de atrizes e roteiristas não se manifesta sobre saída de Suzana Pires e possível desistência de acusadora

Marcius Melhem em imagem de programa da Globonews - João Motta/Globo/Divulgação
  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

São Paulo

O grupo das oito mulheres que acusaram Marcius Melhem de assédio sexual e moral no Ministério Público da Mulher perdeu ao menos uma integrante e pode ser reduzido com uma segunda desistência. A coluna apurou que a saída da atriz e roteirista Suzana Pires, como informou em primeira mão o jornalista Ricardo Feltrin em seu canal no YouTube, é procedente, embora ela não queira tocar no assunto por enquanto.

Outra atriz, também apontada como mais um nome que teria deixado o grupo, não respondeu às mensagens nem atendeu ao telefone. A coluna procurou também por Mayra Cotta, advogada que representa essas mulheres, questionando a desistência das duas profissionais, mas não obteve retorno de mensagens enviadas por meio de WhatsApp.

Acionada por chamada de voz, Cotta atendeu à ligação e disse que não tomou conhecimento sobre o que informa Feltrin, pedindo então que a reportagem lhe enviasse o assunto por meio de mensagem de texto, o que já havia sido feito e visualizado por ela.

Avisada novamente sobre o conteúdo da consulta, ainda durante a ligação, a advogada foi questionada sobre quais mulheres ainda vão depor nesta quarta-feira (19) na Delegacia da Mulher, no Rio, mas disse que essa informação "é sigilosa". E disse estar em uma reunião, pedindo para encerrar o telefonema.

Nesta segunda (17), voltaram a depor na Delegacia da Mulher, no centro do Rio, a atrizes Carol Portes, Daniela Giusti (Calabresa) e a editora Maria Thereza, que acusam Melhem de assédio sexual.

Em reação aos relatos das acusadoras, o ex-diretor do núcleo de humor da Globo tem apresentado uma série de mensagens em áudio, vídeo e texto, com as devidas datas, mostrando diálogos e situações que contrariam o que elas têm dito.

No fim de semana, o também ex-diretor da Globo Maurício Farias, com quem Melhem assinava o comando dos programas "Zorra" e "Tá no Ar", falou ao portal Metrópoles sobre divergências profissionais que teve com ele na emissora, afirmando, no entanto, que nunca presenciou qualquer indício de assédio sexual de sua parte.

Melhem tem usado um canal recém-criado por ele no YouTube para rebater ponto a ponto todas as acusações que lhe são feitas, e fez o mesmo com a entrevista do ex-parceiro de Globo. Disse que não é verdade que tivesse ingerência sozinho nas decisões de desligar atores ou outros profissionais dos programas, já que ambos assinavam juntos tais decisões.

E voltou a afirmar que Mauro Farias, irmão de Maurício e ex-diretor do "Zorra", presente no grupo que falou ao Metrópoles em apoio às acusadoras, também participava das escolhas sobre elenco e equipe.

O QUE ELAS DISSERAM

Nas questões respondidas por Suzana Pires e a outra integrante nos depoimentos já dados à Justiça meses atrás, uma nega que seja vítima de Melhem ou que tivesse conhecimento sobre a relação dele com Calabresa.

Já Suzana cita que foi recebida por ele de cueca ao chegar para gravar "Os Caras de Pau" em 2011, uma "brincadeira de quinta série", como disse Melhem em sua entrevista ao Metrópoles, praticada como tradição entre os criadores do humor da equipe. Poderia configurar como importunação sexual, mas seria uma ação prescrita e anterior à legislação de 2018, que cria tal nominação.

Zapping - Cristina Padiglione

Cristina Padiglione é jornalista e escreve sobre televisão. Cobre a área desde 1991, quando a TV paga ainda engatinhava. Passou pelas Redações dos jornais Folha da Tarde (1992-1995), Jornal da Tarde (1995-1997), Folha (1997-1999) e O Estado de S. Paulo (2000-2016). Também assina o blog Telepadi (telepadi.folha.com.br).

Final do conteúdo
  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Comentários

Ver todos os comentários Comentar esta reportagem