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Zapping - Cristina Padiglione

Netflix passa a ter dados de audiência mensurados como TV no Brasil

Em acordo inédito, Kantar Ibope Media fornecerá à plataforma e a anunciantes informações sobre perfil de telespectadores

Jenna Ortega em cena da série "Wandinha", da Netflix
Jenna Ortega em cena da série "Wandinha", da Netflix - Divulgação
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São Paulo

A partir de janeiro, a Netflix poderá saber com mais precisão qual fatia lhe cabe no bolo de TVs ligadas. Hoje, a plataforma tem acesso ao volume de visualizações de determinado título, sem saber mais nada sobre o perfil de seu espectador e como ele divide esse tempo entre seu catálogo, outras plataformas e a TV linear.

Acordo inédito assinado entre a maior empresa de streaming do mundo e a Kantar Media Ibope na América Latina foi anunciado na manhã desta terça-feira, 13, para o Brasil. Com isso, a Netflix terá acesso a uma visão multiplataforma de seu desempenho, em conjunto com emissoras de TV linear (de sinal aberto e pago) e plataformas de vídeo sob demanda.

A parceria chega pouco depois de a Netflix anunciar seu primeiro pacote popular, a R$ 18, 90, sustentado em parte pela venda de publicidade, algo inexistente até seis meses atrás. Agora, a empresa terá de prestar contas ao mercado para persuadir anunciantes a colocarem dinheiro naquele espaço, de acordo com o perfil de seus espectadores.

Mas o serviço da Kantar Media Ibope ainda não identifica quais programas um determinado espectador está consumindo, o que poderá ser feito em um futuro breve, como já acontece no Reino Unido. A Netflix tem recursos de medição para saber o que é mais visto no bolo geral, e agora terá também dados para identificar seu perfil de público, podendo balizar essas informações para vender publicidade.

"Nunca foi tão importante para as empresas de mídia ter acesso a uma visão única da audiência para maximizar crescimento sustentado", diz Antonio Wanderley, CEO da Divisão de Mídia da Kantar na América Latina, Espanha, APAC e África. "A decisão da Netflix de aderir ao nosso serviço fortalece ainda mais nossa medição de audiência aceita pela indústria".

Vice-presidente de estratégia, planejamento e análise da Netflix, Pablo Perez De Rosso afirma que "como os hábitos de visualização mudam, apoiamos os esforços da Kantar para fornecer medições de audiência multiplataforma que melhorem nossa compreensão dos comportamentos do público." "Estamos entusiasmados com a oportunidade de aumentar nossa participação e entreter mais assinantes com programas e filmes imperdíveis", acredita o executivo.

A Kantar Ibope Media começou a medir a audiência de empresas de streaming no início do ano, por meio de um novo aparelho conectado aos roteadores de parte da mostra do instituto onde já havia o people meter, que mensura a audiência de TV. Batizada como focal meter, a nova engenhoca captura dados de todos os aparelhos da residência, inclusive celular e tablets.

Segundo os primeiros resultados dessa pesquisa no streaming, o YouTube, seguido pela Netflix, lideram o consumo de vídeos via internet no Brasil, seguidas por GloboPlay, Prime Video, Twitch e Disney. Os dados se referem ao consumo no país entre janeiro e maio.

Zapping - Cristina Padiglione

Cristina Padiglione é jornalista e escreve sobre televisão. Cobre a área desde 1991, quando a TV paga ainda engatinhava. Passou pelas Redações dos jornais Folha da Tarde (1992-1995), Jornal da Tarde (1995-1997), Folha (1997-1999) e O Estado de S. Paulo (2000-2016). Também assina o blog Telepadi (telepadi.folha.com.br).

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