Aviso
Este conteúdo é para maiores de 18 anos. Se tem menos de 18 anos, é inapropriado para você. Clique aqui para continuar.

Zapping - Cristina Padiglione

Autor de 'Mar do Sertão', Mario Teixeira visita cenários de sua novela

Escritor acompanhou as gravações em estúdio da sucessora de 'Além da Ilusão'

O escritor Mario Teixeira e o diretor Allan Fiterman
O autor Mario Teixeira e o diretor Allan Fiterman em cenário da novela Mar do Sertão, da Globo - Fábio Rocha/Divulgação
  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Autor de "Mar do Sertão", próxima novela das seis da Globo, Mario Teixeira, morador de São Paulo, pegou a ponte-aérea até o Rio e tocou direto para Curicica, bairro da zona oeste da cidade onde estão abrigados os Estúdios Globo.

O escritor teve então a oportunidade de visitar os estúdios onde foram montados os cenários de sua história, que tem estreia prevista para agosto, na vaga de "Além da Ilusão". O autor posou para foto com o diretor-artístico Allan Fiterman no escritório da fazendo do Coronel Tertúlio, personagem de José de Abreu.

A equipe, que esteve no sertão nordestino em junho para rodar as primeiras cenas da novela, deu início às gravações nos Estúdios Globo ainda este mês.

"Visitar os estúdios é a consumação do casamento entre texto e imagem. Porque um roteiro não é escrito para ser lido, mas para ser visto", comentou Teixeira.

MAPA DAS GRAVAÇÕES

Entre o final de maio e o início de junho, durante duas semanas, um grupo de cerca de 60 profissionais esteve em Pernambuco e em Alagoas para cumprir um plano de filmagens, lideradas pelo diretor artístico Allan Fiterman e pelo diretor geral Pedro Brenelli. "Aproveitamos ao máximo os dias em que estivemos pelo sertão nordestino para captar as melhores e mais lindas imagens da região", disse Fiterman.

Como a equipe passará mais tempo trabalhando nos estúdios e cidades cenográficas do Rio de Janeiro, a ideia foi começar pelo Nordeste para levar elenco e técnicos a mergulharem naquele universo onde a obra se passa. "Estou tentando trazer para a novela poesia na imagem", explica o diretor.

A jornada teve início pelo Vale do Catimbau, em Pernambuco. Localizado entre o agreste e o sertão pernambucano, é o segundo maior parque arqueológico do Brasil. O vale conta com diversos sítios arqueológicos, grutas, cemitérios pré-históricos e pinturas rupestres com mais de seis mil anos.

Por lá, gravaram os atores Isadora Cruz, Sérgio Guizé, Renato Góes, Enrique Diaz, Everaldo Pontes, Pedro Lamin e Lucas Galvino. "Foi mágico e me dá muito orgulho, como paraibano, ter nosso nordeste mostrado na novela", comenta Everaldo. Na trama, ele vai interpretar Adamastor, um pastor de cabras que resgata Zé Paulino (Sérgio Guizé) das águas após o acidente em que o rapaz é dado como morto.

Os trabalhos seguiram em Piranhas, Alagoas, com os mesmos atores, onde foram gravadas cenas que mostram a exuberância do rio São Francisco, assim como as cores e a alegria da cidade de aproximadamente 25 mil habitantes, que teve seu centro histórico como inspiração para a criação de Canta Pedra, a fictícia cidade onde se passa a história de "Mar do Sertão".

‘Mar do Sertão’ é uma novela criada e escrita por Mario Teixeira com direção artística de Allan Fiterman. A obra é escrita com Marcos Lazarini, Claudia Gomes e Dino Cantelli, e com colaboração de Carol Santos. A direção geral é de Pedro Brenelli com Bernardo Sá, Natália Warth e Rogério Sagui. A produção é de Silvana Feu e a direção de gênero de José Luiz Villamarim.

Atualmente, a Globo já começa a veicular as primeiras chamadas da trama, sob a voz de Enrique Diaz, uma vítima otimista da seca.

Zapping - Cristina Padiglione

Cristina Padiglione é jornalista e escreve sobre televisão. Cobre a área desde 1991, quando a TV paga ainda engatinhava. Passou pelas Redações dos jornais Folha da Tarde (1992-1995), Jornal da Tarde (1995-1997), Folha (1997-1999) e O Estado de S. Paulo (2000-2016). Também assina o blog Telepadi (telepadi.folha.com.br).

Final do conteúdo
  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Comentários

Ver todos os comentários Comentar esta reportagem