Aviso
Este conteúdo é para maiores de 18 anos. Se tem menos de 18 anos, é inapropriado para você. Clique aqui para continuar.

Zapping - Cristina Padiglione

Podcast 'Altamira' segue trilha do sucesso de 'Caso Evandro'

Do mesmo Ivan Mizanzuk, Projeto Humanos confirma gosto do público pele gênero true crime

Entre 1989 e 1993, vários garotos foram mortos na cidade de Altamira, interior do Pará - Reprodução/YouTube
  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Campinas

"Altamira", a nova temporada do podcast Projeto Humanos, colocou a produção no topo das mais ouvidas do catálogo do Globoplay em maio. Recém-lançado, o título também já se destaca em outras plataformas, como o Spotify e a Deezer, confirmando o gosto do público pelo gênero true crimes.

O podcast aborda a investigação de uma série de crimes cometidos contra meninos de 8 a 14 anos de idade no interior do Pará, no final da década de 1980. Conhecidos como os meninos emasculados de Altamira, os garotos foram sequestradas, tiveram o órgão genital cortado e foram mortos em rituais que envolviam tráfico de órgãos.

Em outubro de 2006, o mecânico Francisco das Chagas Rodrigues de Brito, acusado de matar 42 meninos, foi condenado a 20 anos e oito meses de prisão pelo homicídio e ocultação de cadáver de Jonatham Silva Vieira. Os outros casos foram julgados separadamente.

Menos de uma semana após estrear, o podcast sobre o caso alcançou o topo da lista de "Top podcasts" do Spotify, onde segue nos primeiros lugares do ranking, assim como na Deezer e na Apple Podcasts.

"Fico muito feliz pelo reconhecimento do público. Só tenho a agradecer a confiança pelo meu trabalho e à minha equipe", celebra o jornalista e escritor Ivan Mizanzuk, criador do projeto e autor da temporada sobre o Caso Evandro, outro crime com criança de grande repercussão, que depois se tornou série no Globoplay.

A história dos meninos emasculados de Altamira também dará origem a outra produção do Globoplay, encabeçada pelo cineasta Aly Muritiba.

O sexto episódio vai ao ar nessa quinta-feira (12) e mostra os desdobramentos da prisão de um dos suspeitos. Projeto Humanos: "Altamira" está disponível no Globoplay e nas principais plataformas de streaming de áudio.

Zapping - Cristina Padiglione

Cristina Padiglione é jornalista e escreve sobre televisão. Cobre a área desde 1991, quando a TV paga ainda engatinhava. Passou pelas Redações dos jornais Folha da Tarde (1992-1995), Jornal da Tarde (1995-1997), Folha (1997-1999) e O Estado de S. Paulo (2000-2016). Também assina o blog Telepadi (telepadi.folha.com.br).

Final do conteúdo
  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Comentários

Ver todos os comentários Comentar esta reportagem