Aviso
Este conteúdo é para maiores de 18 anos. Se tem menos de 18 anos, é inapropriado para você. Clique aqui para continuar.

Zapping - Cristina Padiglione
Descrição de chapéu jornalismo

Fantástico vence Prêmio Paulo Freire de Jornalismo

Reportagem produzida para o Dia Mundial da Educação ganhou na categoria telejornalismo

Mulher em barco entrega materiais escolates a mulher na beira do rio
Fantástico conquista Prêmio Paulo Freire de Jornalismo com matéria sobre o Dia Mundial da Educação - Reprodução/Globo
  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Campinas

A reportagem exibida pelo Fantástico no Dia Mundial da Educação de 2021 rendeu ao programa o Prêmio Paulo Freire de Jornalismo na categoria telejornalismo. A produção contou a história de professores que enfrentam barreiras físicas e econômicas para chegarem a seus alunos, isolados pelas cheias dos rios ou pela falta de acesso à internet, por exemplo.

"Pensamos uma forma de registrar as dificuldades que alguns profissionais da educação enfrentaram e superaram para levar o ensino até seus alunos. E foram formas criativas, ousadas, que exigiram deles muitas vezes um grande esforço. Tudo isso com a preocupação de não romantizar também o que era precário, mas, de valorizar essas iniciativas individuais", conta o editor Bruno Latta.

A reportagem conta a história de professores que usam barcos e canoas para entregarem material escolar aos alunos isolados pelas cheias dos rios. Outros usaram a própria moto para se deslocarem sertão adentro durante a pandemia.

"Enquanto produzia essa reportagem, que envolveu mais de dez colegas, de cinco estados brasileiros, cheguei à seguinte conclusão: estou trabalhando numa matéria de educação, que também fala de amor. São pessoas que têm amor pela sua profissão, pela educação e fazem diferença no mundo. Receber um prêmio que leva o nome de Paulo Freire é muita honra, uma gratidão imensa", comenta a produtora Vera Souto.

A premiação é uma iniciativa do Conselho Nacional de Secretários de Educação, com o apoio da Unesco no Brasil. Assinam a reportagem Bruno Latta, Marco Arantes e Anderson Silva, da Globo SP; Vera Souto, da Globo DF; Debora Rodrigues, Amarildo Gonçalves e Adriana Marinho, da TV Tapajós; Artur Oliveira, da TV Asa Branca; e Samia Roberta, Quésia Melo, Luís Alberto e Isaias Gomes, da Rede Amazônica Acre.

A reportagem está disponível no Globoplay.

Zapping - Cristina Padiglione

Cristina Padiglione é jornalista e escreve sobre televisão. Cobre a área desde 1991, quando a TV paga ainda engatinhava. Passou pelas Redações dos jornais Folha da Tarde (1992-1995), Jornal da Tarde (1995-1997), Folha (1997-1999) e O Estado de S. Paulo (2000-2016). Também assina o blog Telepadi (telepadi.folha.com.br).

Final do conteúdo
  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Comentários

Ver todos os comentários Comentar esta reportagem