Aviso
Este conteúdo é para maiores de 18 anos. Se tem menos de 18 anos, é inapropriado para você. Clique aqui para continuar.

Zapping - Cristina Padiglione

Documentário dos Racionais MC's promete acervo inédito

Filme trará imagens do grupo em seus primórdios, em apresentações nas ruas de SP

Racionais MC's formado por Mano Brown, Edi Rock, KL Jay e Ice Blue (esq. p/ dir.)
Racionais MC's formado por Mano Brown, Edi Rock, KL Jay e Ice Blue (esq. p/ dir.) - Divulgação
  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Campinas

O documentário sobre a história dos Racionais MC's, anunciado nesta quarta (13) pela Netflix, está em fase de pós-produção. O filme trará imagens inéditas do acervo do grupo formado por Mano Brown, Ice Blue, Edi Rock e KL Jay, com registros antigos nunca compartilhados.

Das apresentações nas ruas das periferias paulistanas até shows nos palcos mais renomados da cena do rap, os Racionais serão mostrados como nunca antes. Dirigido por Juliana Vicente, o documentário trará depoimentos exclusivos dos integrantes do grupo, conhecidos por não darem um grande volume de entrevistas.

Ela conta que optou por uma produção sem muitos depoimentos de terceiros, em que os rappers falassem mais sobre si, relatando vivências pessoais e experiências ao longo dos anos. "Essa coisa de gravar, de ser cantor, era tão distante quanto Saturno, Júpter", conta Mano Brown em um trecho do relato divulgado à imprensa.

"Eu sabia que uma hora a gente ia ser ouvido, isso eu já sabia", conta o MC, e relembra seu anseio: "Pô, eu quero que os pretos me ouçam, eu preciso entrar no coração".

Com uma infância vivida nas áreas mais periféricas da Zona Sul e da Zona Norte de São Paulo, alguns integrantes relatam ter crescido em meio a corpos jogados pelas ruas. A música, símbolo da cultura dos bailes, foi como um respiro.

"Eu morei numa zona de guerra, diz Ice Blue. Eu morava na área mais perigosa da Zona Sul. No final da rua era mata, assim. Todo dia tinha um corpo lá. Só que a gente tinha um campo lá. O relacionamento com cadáver começou a ser natural. Você via um cara enforcado, outro baleado na esquina, ficava dois, três, quatro dia", completa Ice.

Juliana assinou a produção do clipe de "Mil Faces de um Homem Leal (Marighella)", lançado em 2012. No mesmo ano, o vídeo ganhou o prêmio de melhor videoclipe na VMB (Video Music Brasil), premiação musical da MTV Brasil.

Zapping - Cristina Padiglione

Cristina Padiglione é jornalista e escreve sobre televisão. Cobre a área desde 1991, quando a TV paga ainda engatinhava. Passou pelas Redações dos jornais Folha da Tarde (1992-1995), Jornal da Tarde (1995-1997), Folha (1997-1999) e O Estado de S. Paulo (2000-2016). Também assina o blog Telepadi (telepadi.folha.com.br).

Final do conteúdo
  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Comentários

Ver todos os comentários Comentar esta reportagem