Aviso
Este conteúdo é para maiores de 18 anos. Se tem menos de 18 anos, é inapropriado para você. Clique aqui para continuar.

Zapping - Cristina Padiglione

Teresa Cristina é a 1ª mulher a dar voz ao Carnaval Globeleza

Samba gravado por ela embala a transmissão dos desfiles do Rio e de São Paulo

Foto mostra Teresa Cristina em gravação para o Carnaval Globeleza
Teresa Cristina é a primeira mulher a gravar o samba que embala a transmissão dos desfiles do Rio de Janeiro e de São Paulo pela TV Globo - Divulgação
  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Campinas

Após um período sem grandes comemorações, a folia do carnaval tem data marcada para chegar à tela da Globo. A emissora começa a exibir nesta terça (22) a vinheta do Carnaval Globeleza, gravada na voz de Teresa Cristina, 54. A cantora é a primeira mulher a interpretar o samba que embala a transmissão dos desfiles do Rio de Janeiro e de São Paulo pela TV Globo.

Aí estão imagens do dia em que Teresa Cristina gravou a composição de Jorge Aragão e José Franco Lattari, famosa na voz de Neguinho da Beija-Flor. A vinheta traz imagens emblemáticas de desfiles passados e destaca a interpretação de Teresa para o samba, marcando o reencontro do público com os desfiles das escolas de samba após os piores momentos da pandemia.

"O samba nasceu das mãos de uma mulher e foi tirado da nossa mão. Acho muito importante que a mulher volte a atuar no samba, em todos os setores, em todos os lugares. A reparação histórica empurra a gente para frente", afirma a cantora.

Foto mostra Teresa Cristina em gravação para o Carnaval Globeleza
Teresa Cristina é a voz do Carnaval Globeleza, na Globo - Divulgação

"A mulher é protagonista porque o samba no Rio de Janeiro chegou pelas mãos de uma mulher. Esse protagonismo era dela. É pegar de voltar o que já foi nosso", conclui.

Convidada para dar voz à celebração do carnaval na Globo, Teresa não esconde sua alegria e amor pela folia. "Quando recebi o convite, sonhei com isso por três dias seguidos. Entrava no meu sonho, era muito doido", conta, citando sonhos que se passavam em Londres, na praia de Saquarema e no Zoológico —em todos eles, a artista "de repente estava cantando o samba do carnaval da Globo", relembra, gargalhando.

A cantora começou a desfilar no Carnaval em 2001, mas sempre assistiu aos desfiles das escolas pela televisão. "Entendo esse momento, essa cumplicidade que a gente tem como telespectador e o desfile da nossa escola. Eu era sempre a corujinha que ficava acordada a noite toda acordando os parentes avisando ‘sua escola vai entrar’. Essa música traz esse tipo de recordação para mim. É encontro de família, é noite em claro e surpresa", finaliza.

Zapping - Cristina Padiglione

Cristina Padiglione é jornalista e escreve sobre televisão. Cobre a área desde 1991, quando a TV paga ainda engatinhava. Passou pelas Redações dos jornais Folha da Tarde (1992-1995), Jornal da Tarde (1995-1997), Folha (1997-1999) e O Estado de S. Paulo (2000-2016). Também assina o blog Telepadi (telepadi.folha.com.br).

Final do conteúdo
  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Comentários

Ver todos os comentários Comentar esta reportagem