Aviso
Este conteúdo é para maiores de 18 anos. Se tem menos de 18 anos, é inapropriado para você. Clique aqui para continuar.

Zapping - Cristina Padiglione
Descrição de chapéu jornalismo

André Trigueiro chancela Globo Repórter sobre reciclagem de lixo

Programa aborda iniciativas de reciclagem do lixo, essenciais ao meio ambiente

O jornalista André Trigueiro
O jornalista André Trigueiro faz participação especial no Globo Repórter - Reprodução/Globo
  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Campinas

Jornalista reconhecido como grande especialista em meio ambiente, o jornalista André Trigueiro fará uma participação especial no Globo Repórter desta sexta-feira (18). Ele vai comentar as iniciativas voltadas à reciclagem de lixo apresentadas no programa, que trata a questão a partir do tema "Reciclando o futuro".

Os repórteres Ana Paula Campos, Rogério Coutinho e Bianka Carvalho apresentam histórias de gente que tira seu sustento o lixo e contribui para o meio ambiente. "São essas pessoas que fazem a diferença, é assim que as revoluções culturais e ecológicas acontecem. Você não vai esperar que governos e empresas façam a sua parte, o cidadão consciente, que sabe o que é o certo, não espera um segundo para dar o primeiro passo", afirma Trigueiro.

O jornalista diz ainda que "é perfeitamente possível que a gente estabeleça no dia a dia uma separação dos materiais recicláveis". "Papel, papelão, plástico, metais e vidro, tudo isso não vai para o caminhão de lixo. A maioria absoluta das cidades brasileiras tem sucateiro, cooperativas, catadores que vivem da reciclagem. Então, quem procurar vai achar onde descartar", acrescenta.

O programa traz ainda dados sobre o papel dos catadores de lixo, responsáveis por recolher 80% de tudo que é reciclado no Brasil. O programa traz iniciativas de diferentes estados, como a da influenciadora digital Anne catadora, que ensina o descarte responsável para mais 124 mil seguidores, em São Paulo.

Já em Cabaceiras, na Paraíba, Maria Clara, 11, filha de um artesão, incomodou-se com a quantidade de material que o pai desperdiçava em sua loja de calçados. Hoje, ela usa as sobras de couro para fazer pulseiras, tiaras e cordões, que vende na escola.

Em Cascadura, na Zona Norte do Rio de Janeiro, Eduarda Samontezze produz vaso de flores com jornal, um minicloset com papelão e cola caseira, e uma casa, cuja base é feita com tubos de PVC recolhidos de uma obra.

O programa vai ao ar após o BBB 22 sempre às sextas, pela Globo, e é reexibido nas manhãs de sábado, às 6h, também pela emissora, além de ganhar outros horários na GloboNews.

Zapping - Cristina Padiglione

Cristina Padiglione é jornalista e escreve sobre televisão. Cobre a área desde 1991, quando a TV paga ainda engatinhava. Passou pelas Redações dos jornais Folha da Tarde (1992-1995), Jornal da Tarde (1995-1997), Folha (1997-1999) e O Estado de S. Paulo (2000-2016). Também assina o blog Telepadi (telepadi.folha.com.br).

Final do conteúdo
  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Comentários

Ver todos os comentários Comentar esta reportagem