Aviso
Este conteúdo é para maiores de 18 anos. Se tem menos de 18 anos, é inapropriado para você. Clique aqui para continuar.

Zapping - Cristina Padiglione

Show inédito de Elis Regina ganha exibição na TV Cultura

João Marcello Bôscoli libera apresentação de Montreux que a mãe não queria tornar pública

Elis Regina em show de Montreux
Elis Regina em show do Festival de Montreux, na Suíça, em julho de 1979, mantido inédito até agora - Reprodução
  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

É possível imaginar que um show inteiro de alguém como Elis Regina tenha se mantido inédito por quase 43 anos? Sim, e o primogênito da cantora, cuja morte completou 40 anos em janeiro passado, resolveu desengavetar o espetáculo gravado no Festival de Montreux de 1979.

A própria Elis havia decidido não tornar pública a sua apresentação no evento por onde passaram vários nomes da música brasileira naquela época. À TV Cultura, que exibirá essa preciosidade, João Marcello Bôscoli explica por que o espetáculo passou mais de quatro décadas guardado a sete chaves.

Produtor musical e comentarista de música na rádio CBN, Bôscoli comenta o show da mãe ao longo desta primeira exibição, agendada para sábado (19), a partir das 22h. A ocasião celebra os 77º aniversário da cantora, que ocorreria nesta quinta (17).

João Marcello Bôscoli, produtor musical
João Marcello Bôscoli, produtor musical, no especial sobre o show de Elis Regina no Festival de Montreux, exibido pela primeira vez na TV Cultura - Divulgação TV Cultura

"Elis in Montreux", primeira participação da cantora no Festival de Jazz na Suíça, foi gravado em julho de 1979. O repertório conta com as músicas mais emblemáticas de cada fase de Elis Regina. Segundo João Marcello, não era hábito de Elis, em seus shows, cantar sucessos de outros álbuns. "Ela sempre apresentava as canções do último lançamento, mas nesse show do Festival de Jazz de Montreux foi diferente, algo inédito na vida dela", ele conta.

Outro depoimento gravado agora especialmente para a exibição vem de Hermeto Pascoal, que fez um dueto improvisado com Elis naquele show. No final, eles se juntam em uma jam session e cantam os clássicos "Asa Branca", "Garota de Ipanema" e "Corcovado".

Elis fez duas apresentações no mesmo dia do festival, e não gostou da segunda exibição, pedindo que não fosse divulgada. Logo após sua morte, o show foi lançado em disco. "Isso demonstra o nível de exigência e de qualidade que ela tinha", comenta o filho.

Elis in Montreux reúne um time de grifes na banda, com Cesar Camargo Mariano ao piano, Luizão Maia no baixo, Hélio Delmiro na guitarra, Paulinho Braga na bateria e Chico Batera na percussão.

Elis in Montreux
Sábado, 19 de março, às 22h, na TV Cultura

Zapping - Cristina Padiglione

Cristina Padiglione é jornalista e escreve sobre televisão. Cobre a área desde 1991, quando a TV paga ainda engatinhava. Passou pelas Redações dos jornais Folha da Tarde (1992-1995), Jornal da Tarde (1995-1997), Folha (1997-1999) e O Estado de S. Paulo (2000-2016). Também assina o blog Telepadi (telepadi.folha.com.br).

Final do conteúdo
  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Comentários

Ver todos os comentários Comentar esta reportagem