Aviso
Este conteúdo é para maiores de 18 anos. Se tem menos de 18 anos, é inapropriado para você. Clique aqui para continuar.

Zapping - Cristina Padiglione

'Poliana Moça' tirou vantagem da pandemia

'O lado bom foi que a gente cresceu', diz Sophia Valverde

Os atores Sophia Valverde e Igor Jansen - Lourival Ribeiro fev.2022/SBT
  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Campinas

Como esperado, "Poliana Moça" se propõe a trazer mais complexidade narrativa que sua antecessora, "As Aventuras de Poliana". Agora, a novela aborda o início da juventude, com crushes e beijos, e os desafios da adolescência. Além do amadurecimento do núcleo outrora infantil, os vilões da trama trazem confrontos mais complexos que a primeira parte da história.

Em transmissão realizada no Tik Tok na terça-feira (22), os protagonistas Sophia Valverde, 16, e Igor Jansen, 17, comentaram o folhetim de Íris Abravanel, em gravação desde agosto de 2021. A novela estreia em março, e será exibida às 20h30 no SBT.

Segundo os atores, a novela, que começou a ser gravada em março de 2020, teve cerca de duas semanas de gravações antes de ser pausada devido à pandemia. Para Sophia, a paralisação de dois anos teve consequências positivas para a trama.

"O lado bom da pandemia para a novela foi que a gente cresceu, realmente. Antes a gente tinha mudado na atuação, claro, só que, fisicamente, mais ou menos. Não estava tão [palpável]: 'meu Deus, eles cresceram!'. E agora a gente pode falar: a gente cresceu. Minha franja cresceu, estou mais loira", pontua a atriz.

"A ideia da novela era pular dois anos, e a gente teve os dois anos. [A pandemia] favoreceu a história da Poliana. Os personagens têm uma crescente, tanto do físico quanto da maturidade, eles vão encarar os conflitos de uma forma mais adulta", acrescentar Igor.

Eles contam que nenhuma cena gravada em 2020 foi reaproveitada, tudo foi gravado de novo. Cenas antigas, usadas para divulgação da novela em um primeiro momento, serão usadas em forma de homenagem ou memória, mas não entram na edição da trama, que vem sendo gravada em Valinhos, no interior de São Paulo.

Outro impacto da pandemia é a integração do elenco. Segundo Sophia, em cerca de cinco meses de filmagens, ela não contracenou com alguns núcleos da trama —característica impensável na primeira novela. "Em 'As Aventuras de Poliana' os núcleos se misturavam mais", observa.

"Pode ser que em 'Poliana Moça' os núcleos se misturem menos, pode ser um agravante da pandemia, que a galera está restringindo os núcleos na hora de gravar", pondera Igor.

A FESTA

Um momento que parece ter sido exceção foi a festa de 15 anos de Poliana, da qual grande parte dos atores participou. Segundo a atriz, foram necessários cerca de seis dias de gravações para a filmagem de todas as cenas.

"Foi a farofa da Poliana, porque não foi só um dia de festa. Foi logo depois [da farofa da GKay] e estava todo mundo ansioso, porque o aniversário, a festa, é um dos eventos mais importantes da novela", conta.

"Tinha muita gente, todo mundo do elenco estava e, claro, tinham algumas pessoas que chegavam só para gravar alguma cena, mas a maioria das cenas a gente estava. E o vestido, eu só posso falar que está lindo", conclui a atriz. "Vai ter uma novela dentro da novela naqueles 15 anos", resume Igor.

Os atores contam que fizeram ensaio de beijo técnico duas vezes —antes e depois da pandemia. Com diversos casais se formando, a trama começa com a indecisão de Poliana sobre quem deve convidar para ser seu príncipe no baile.

"Vão ter algumas situações que farão a desculpa do público de dizer que a novela é só para crianças acabar. Essa novela vai ter um amadurecimento muito grande, da trama em si", observa Igor.

​PANDEMIA

As filmagens ficaram paradas por cerca de dois anos, desde o primeiro trimestre de 2020, quando a pandemia chegou com mais força no Brasil. A proposta era que a novela sucedesse "As Aventuras de Poliana" —uma semana após o fim das gravações da trama infantil, sua continuação já estava sendo rodada, conta Jansen.

Segundo os atores, houve um aviso de paralisação de 15 dias, o que soou como férias, já que haviam emendado os trabalhos. "Dois meses, três meses, quatro meses e não voltava de jeito nenhum. Será que vão cancelar?", relembra Sophia sobre sua preocupação.

Durante a pausa, o SBT organizou workshops online para os atores, com o objetivo de manter o ritmo de gravação e o contato entre o elenco, que recebeu novos atores. Com o aumento dos casos, a quarentena se estendeu mais do que o esperado.

Sophia conta que aproveitou o tempo em casa para assistir novelas e séries. No final do ano passado, voltou para as aulas de teatro e canto. Já Igor começou a fazer crossfit, finalizou o período escolar e colocou a leitura e as aulas de violão em dia. "Esse período abriu os meus olhos, além de trazer outros sentimentos que a gente não tinha conhecido", conta.

NOVIDADES

O SBT tem investido em novos formatos, como a criação do canal TV ZYN no Youtube, com entrevistas, bastidores e conteúdos exclusivos criados pelo núcleo infantil e adolescente da emissora.

Depois de ir ao ar, os capítulos de "Poliana Moça" ficarão disponíveis no TV ZYN.

Já no canal Poliana Moça, o videocast semanal "Poli Cast" vai ao ar com convidados do elenco, que comentam os bastidores, cenas e possíveis desfechos da produção. Começa na semana de estreia da novela, depois que o capítulo da trama for ao ar.

O podcast em vídeo terá apresentação de Ana Zimerman e Nicholas Torres, respectivamente, Marcelina e de Carrossel (2012). "Vai criar uma conexão muito boa com o público", concliu Igor Jansen.

Zapping - Cristina Padiglione

Cristina Padiglione é jornalista e escreve sobre televisão. Cobre a área desde 1991, quando a TV paga ainda engatinhava. Passou pelas Redações dos jornais Folha da Tarde (1992-1995), Jornal da Tarde (1995-1997), Folha (1997-1999) e O Estado de S. Paulo (2000-2016). Também assina o blog Telepadi (telepadi.folha.com.br).

Final do conteúdo
  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Comentários

Ver todos os comentários Comentar esta reportagem