Colo de Mãe

Estamos desistindo da maternidade porque ninguém quer ver sua carga de trabalho crescer

Cada vez com mais legitimidade, mulheres dizem que não querem ter filhos

Mulher durante trabalho de parto cercada por profissionais de saúde e pelo marido
Manu Berger durante trabalho de parto em uma banheiro no Pro Matre - Thalita Castanha
Descrição de chapéu Agora

A vida de mãe é muito complexa e, quanto a isso, nada de novo. A novidade não tão recente é a quantidade de mulheres que não querem ser mães. Isso está nos levando, principalmente no Brasil, a um colapso geracional.

Dentro de pouco mais de dez ou 20 anos, teremos mais idosos. Não haverá jovens suficientes para trabalhar e tornar o país competitivo, e os velhos, mesmo vivendo mais, perdem força de trabalho. Com isso, tornamos comprometida a nossa capacidade de melhorar economicamente como nação.

Cada vez com mais legitimidade (e eu acho isso maravilhoso), as mulheres têm dito que não querem ter filhos. E se incomodam, com toda razão, quando são questionadas sobre os motivos pelos quais fazem essa escolha.

Para elas está tudo muito claro: “meu corpo, minhas regras”. Ocorre que, enquanto sociedade, acho realmente que nós temos que fazer uma investigação sociológica e aprofundar os porquês do caso.

Como mãe, eu posso dar respostas claras sobre o motivo pelo qual muitas das minhas contemporâneas não querem ter filhos: falta companheirismo, empatia e compreensão social. E sobram cobranças. Não é o pai que é obrigado a deixar o mercado de trabalho. Nunca o pai deixará de ser promovido porque teve um filho. Jamais irá ganhar menos por isso.

No dia a dia, não são os homens que resolvem questões que vão desde a escolha da escola até o cardápio, passando pela gaveta ideal para guardar pijamas, por exemplo. Ou seja, toda mulher que conhece uma mãe sabe que, ao parir, a carga mental triplica. Quem quer isso para si? 

Agora

Colo de Mãe

Cristiane Gercina, 40, é mãe de Luiza, 12, e Laura, 7. É apaixonada pelas filhas e por literatura. Graduada e pós-graduada pela Unesp, é editora-assistente de Grana do jornal Agora, empresa do Grupo Folha. Quer ver o desenho do seu filho publicado na coluna? Envie-o para o e-mail colodemae@grupofolha.com.br com nome completo e idade da criança, nome e celular do responsável.

Final do conteúdo

Comentários

Ver todos os comentários Comentar esta reportagem

Últimas Notícias