Cinema e Séries

Drica Moraes entra na série 'Sob Pressão' e afirma que brasileiro está 'desamparado'

Atriz interpreta a médica Vera, que tem passado misterioso na trama

Vera (Drica Moraes) é a nova integrante da equipe de médicos de "Sob Pressão"
Vera (Drica Moraes) é a nova integrante da equipe de médicos de "Sob Pressão" - Raquel Cunha/Globo
  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

São Paulo

Quando foi convidada para entrar no elenco fixo de "Sob Pressão", Drica Moraes, 49, ainda não tinha assistido as duas primeiras temporadas da série, que retrata de forma ficcional a realidade da saúde pública no Brasil. Para tomar a decisão, resolveu ver tudo de um "tiro só". "Chorei uma noite inteira e disse sim."

A atriz estreia no episódio desta quinta-feira (9) do programa. Ela interpreta a médica infectologista Vera, que irá se juntar à equipe comandada por Carolina (Marjorie Estiano) e Evandro (Julio Andrade) no hospital São Tomé Apóstolo.

Para Drica, a sua personagem é "truculenta e sem paciência para as mazelas da saúde". "A Vera se embruteceu pelo contato diário com atrocidades, com injustiças e com arbitrariedades em relação à saúde. É uma pessoa que criou uma segunda pele para sobreviver. Mas ela é uma super médica, super competente, que prioriza o paciente", relata.

Além disso, Vera também guarda um passado misterioso e doloroso, que vai ser revelado ao longo da temporada. "Com o tempo, ela vai se humanizando a partir do contato com os médicos do hospital", diz. 

A personagem dela e Carolina vão se tornar grandes amigas em "Sob Pressão". O assunto maternidade será um elo entre as duas. "Vera tem um passado sombrio, que você não sabe se ela tem ou não tem [filho], mas há coisas relacionadas à maternidade na trama", afirma, sem entrar em detalhes. Já Carolina entrará em embate com o marido, Evandro, porque ele quer um filho, e ela não se sente preparada para ser mãe.

Para Drica, participar do programa e contar essas histórias que, em sua maioria, são baseadas na realidade brasileira foi um presente, mas a deixou, em muitos momentos, "bem arrasada". "Ter esse contato com o desamparo do povo, de ficar o dia inteiro vendo as pessoas em situações muito precárias de sobrevivência, que ficam esperando e morrendo nas filas, isso me deixava bem arrasada".

A atriz acrescentou que a vida do brasileiro "está muito dura e perigosa". "A gente está muito desamparado, muito desgovernado". Mãe de Mateus, 9, ela afirma que é preciso ter "criatividade para renovar a fé, diariamente". 

Drica, que teve uma leucemia grave em 2010 e se curou após um transplante de medula óssea, contou que a sua experiência com o tratamento da doença a ajudou na interpretação da médica Vera, já que ela passou a conhecer mais desse universo. O fato de ser casada com o médico Fernando Pitanga e de ter irmã e cunhado médicos também contribuiu para a sua atuação. "Eu fui paciente e já tinha um pouco de conhecimento dos termos usados na profissão", revelou.

MILÍCIAS

A terceira e última temporada de "Sob Pressão" segue com o objetivo de não só entreter, mas também fazer o público refletir sobre a realidade do país e sobre como a violência urbana afeta a saúde pública.

Desta vez, Carolina e Evandro terão que lidar com as milícias que dominam a região do novo hospital em que trabalham. No episódio desta quinta-feira (9), um caminhão desgovernado atinge o carro do casal na entrada da unidade hospitalar, ainda com os dois dentro do veículo.

Após a colisão, a dupla de médicos identifica que o motorista foi baleado. Enquanto cuidam do paciente, alvo dos milicianos que controlam a comunidade vizinha, Aristeu (César Ferrario), o chefe do bando, faz uma visita a Evandro, que decide redobrar a atenção com o paciente e pede reforço policial na tentativa de protegê-lo.​

"Sob Pressão" - 3ª temporada

  • Quando Quintas, às 22h25
  • Onde Globo
Final do conteúdo
  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Comentários

Ver todos os comentários Comentar esta reportagem