Aviso
Este conteúdo é para maiores de 18 anos. Se tem menos de 18 anos, é inapropriado para você. Clique aqui para continuar.

Celebridades
Descrição de chapéu The New York Times

Objetos de estimação do closet de Donna Summer serão leiloados

Família da cantora vasculhou seus pertences e decidiu vender seus vestidos brilhantes, manuscritos e pinturas

Donna Summer - Divulgação
  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Julia Jacobs
The New York Times

Por quase uma década, depois da morte de Donna Summer em 2012, sua casa em Nashville, Tennessee, foi mantida como santuário para celebrar as décadas de carreira musical da "Queen of Disco".

Vestidos de miçangas que ela usou no palco continuaram guardados no closet do andar de cima, com sapatos de grife; coisas efêmeras, como um projeto de design anotado para a capa do álbum "She Works Hard for the Money", foram armazenadas no andar de baixo; e no porão, havia um acúmulo de pinturas coloridas, prêmios e discos de ouro.

Summer nunca gostou muito de falar sobre a morte e não deu instruções sobre o que deveria ser feito com seus bens, disse recentemente seu marido, Bruce Sudano (ela morreu, aos 63 anos, de câncer no pulmão, em 2012). Foi somente nos últimos anos que a família de Summer se sentiu pronta para vasculhar completamente seus pertences na casa de Nashville, muitos dos quais serão colocados à venda pela casa de leilões na Christie's no mês que vem, anunciou a empresa.

"Você entrava naqueles espaços e eles eram quase uma cápsula do tempo sobre sua vida", disse Brooklyn Sudano, uma das três filhas de Summer.

Um dos itens à venda é uma taça de prata que Summer costumava levar consigo ao palco, cheia de Pepsi sem cafeína. Brooklyn Sudano recordou que, quando ela e uma de suas irmãs estavam acompanhando sua mãe em uma turnê, na década de 1990, uma de suas tarefas era mexer o refrigerante dentro da taça para eliminar as bolhas. ("Ela não conseguiria cantar se estivesse arrotando", explicou a filha.)

Cantora e compositora versátil, cuja música abrangeu funk, dance, rock e gospel, Summer alcançou a fama em 1975 com a extensão erótica de "Love to Love You Baby", seguida pela música eletrônica pioneira "I Feel Love", cuja batida pulsante pode ser ouvida em "Summer Renaissance", de Beyoncé.

O anúncio da Christie's foi feito pouco antes do lançamento, pela HBO, de um novo documentário biográfico apoiado pela família e dirigido por Roger Ross Williams e Brooklyn Sudano. Narrando a ascensão de Summer, de membro do elenco de uma produção alemã de "Hair" a superestrela internacional, o filme, chamado "Love to Love You, Donna Summer", trata tanto de sua vida pessoal quanto de sua carreira, discutindo suas lutas contra a depressão, abuso físico por parte de um namorado e seu capítulo como cristã renascida.

O leilão inclui bens glamourosos e outros mais mundanos. No lado glamouroso do espectro: um vestido azul e verde brilhante que Summer usou no videoclipe de sua canção "Unconditional Love", de 1983, um vestido cravejado de strass e uma jaqueta bolero que ela usou em um show em 1995, e uma coleção de óculos de sol da diva.

Quanto ao mundano -mas talvez intrigante para os fãs mais dedicados–, o leilão inclui sapatos não usados e uma dúzia de toalhas Louis Vuitton não usadas.

"Há pessoas no mundo que a amam", disse Bruce Sudano, responsável por cuidar de patrimônio da diva. "Sentimos que não podemos simplesmente guardar todas essas coisas para nós mesmos."

O leilão online, que a Christie's espera que arrecade entre US$ 200 mil e US$ 300 mil, começa em 15 de junho. Parte dos proventos será doada ao Jude Children's Research Hospital, Save the Music Foundation e Elton John AIDS Foundation, informou a casa de leilões.

Um dos itens, um pôster de um show de 1998 em apoio à organização sem fins lucrativos Gay Men's Health Crisis, remete à história do relacionamento às vezes tenso de Summer com os fãs LGBTQIA+, muitos dos quais boicotaram sua música nos anos 1980 depois de terem ajudado a impulsionar sua ascensão.

O documentário aborda brevemente essa história, com o marido de Summer contando como um comentário que ela fez de improviso no palco -"Deus não fez Adão e Steve, ele fez Adão e Eva", recorda Sudano sobre o que ela disse- magoou profundamente muitos fãs gays. Summer trabalhou para consertar seu relacionamento com a base de fãs, especialmente depois que a revista New York escreveu que ela havia definido a crise da Aids como uma "decisão divina" quanto aos gays, em uma reportagem que ela negou ferozmente e a levou a processar a revista.

O leilão também inclui cerca de 15 pinturas e manuscritos com letras rabiscadas, incluindo a canção "Now I Need You", de 1977, escrita em papel de carta de um hotel em Munique, bem como edições a lápis da letra do sucesso "On the Radio".

Brooklyn Sudano esquadrinhou documentos como esses ao montar o documentário da HBO, o que, segundo ela, reforçou sua crença de que sua mãe não era uma estrela pop criada por forças externas, mas sim uma artista profundamente envolvida na criação dos sucessos que a tornaram famosa.

"As pessoas a viam apenas como uma personagem", disse ela. "Acho que não entendiam de fato que ela era uma artista e teve um papel ativo na criação da Donna Summer que os fãs conheciam".

Tradução de Paulo Migliacci

Final do conteúdo
  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Comentários

Ver todos os comentários Comentar esta reportagem