Aviso
Este conteúdo é para maiores de 18 anos. Se tem menos de 18 anos, é inapropriado para você. Clique aqui para continuar.

Celebridades

Rafa Kalimann não pode atuar em nova novela da Globo, diz sindicato

Influenciadora não possui o DRT como é chamado registro profissional no meio artístico

Rafa Kalimann na Festa de Peão de Barretos
Rafa Kalimann na Festa de Peão de Barretos - Eduardo Martins 27.ago.2022/AgNews
  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

São Paulo

O Sated-RJ (Sindicato dos Artistas e Técnicos em Espetáculos de Diversões do Estado do Rio de Janeiro) informou que a influenciadora digital Rafa Kaliman, 29, não possui autorização para atuar em novelas –o famoso DRT como é chamado o registro profissional no meio artístico. O problema é que ela está escalada para uma participação na nova novela das 19h, "Vai na Fé" (Globo), que tem previsão de estreia em 16 de janeiro.

O presidente do sindicato Hugo Gross disse que até o momento a entidade não recebeu nenhum pedido de autorização especial e específico da emissora para que Kalimann possa atuar na novela. Ele disse que a Globo foi avisada diversas vezes que a solicitação deve ser feita previamente à contratação e com a devida justificativa.

"A atitude [da Globo] desrespeita a lei 6533/78 e a convenção coletiva de trabalho, além de descredibilizar a própria emissora, o sindicato, causando constrangimento a própria trabalhadora que fica exposta em caso de negativa ao pedido", disse Gross, acrescentando que o sindicato tem vários profissionais registrados com o mesmo perfil da influenciadora. "[Eles] estão à espera de uma oportunidade."

No ano passado, Kalimann recebeu autorização especial do sindicato para atuar no streaming na série ‘Rensga Hits!’ (Globoplay). "Mas foi apenas para este produto, continua sem o registro profissional. O Sated irá lutar sempre a favor da categoria e vamos usar dos meios legais para tal defesa sempre com união e determinação", afirmou Gross.

Gross falou também que o sindicato está cada vez mais empenhado em defender os artistas e não está disposto a tomar conhecimento das escalações de atores por meio da imprensa. Questionado pelo F5 se existe a possibilidade do sindicato dar a autorização especial para a atriz, Gross disse que é "pouco provável". Jade Picon recebeu a autorização por tempo determinado no ano passado para atuar como uma das protagonistas do folhetim "Travessia" Globo).

Final do conteúdo
  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Comentários

Ver todos os comentários Comentar esta reportagem