Aviso
Este conteúdo é para maiores de 18 anos. Se tem menos de 18 anos, é inapropriado para você. Clique aqui para continuar.

Celebridades

Brad Pitt diz que sofre de um raro distúrbio, mas ninguém acredita nele

Prinicipal sintoma da prosopagnosia é a incapacidade de reconhecer rostos

Brad Pitt tem dificuldade para reconhecer rostos - REUTERS
  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Foi o próprio Brad Pitt quem contou: alguns de seus amigos já ficaram bem chateados por serem solenemente ignorados ao encontrá-lo em eventos. O que eles não sabiam é que o ator não agiu assim por arrogância ou (quem nunca?) por uma certa preguiça para fazer uma social. Brad, na verdade, sofre de um distúrbio chamado prosopagnosia.

Ele não foi formalmente diagnosticado com a doença -que tem como principal sintoma a incapacidade de reconhecer rostos-, mas em entrevista à "GQ" de agosto, disse ter certeza de que sofre deste mal. À revista, o ator americano disse ficar envergonhado quando é abordado por alguém que espera ser identificado. E ele simplesmente não consegue. Pior: "Ninguém acredita que eu tenho isso", desabafou.

"Muitas pessoas me odeiam porque acham que estou sendo desrespeitoso", disse ele à Esquire em 2013, quando falou pela primeira vez sobre o distúrbio. Brad, 58, contou também que em alguns momentos tem dificuldades para reconhecer até mesmo seus parentes.

A prosopagnosia é vulgarmente conhecida como "cegueira de rostos" e afeta cerca de 2,5% da população mundial, em diferentes graus. O de Pitt se encaixaria entre os mais graves e ele não descarta a ideia de fazer um teste. Enquanto isso, evita situações que possam deixá-lo constrangido. Seu desejo agora é conhecer alguém que também sofra da doença, até para tentar entendê-la melhor.

Final do conteúdo
  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Comentários

Ver todos os comentários Comentar esta reportagem