Aviso
Este conteúdo é para maiores de 18 anos. Se tem menos de 18 anos, é inapropriado para você. Clique aqui para continuar.

Celebridades

'Ser mãe é tentar se colocar em todos os lugares', diz Dira Paes sobre maternidade

No ar em 'Fina Estampa', atriz relembra momentos marcantes da novela

Dira Paes - Reginaldo TeixeirA/Globo
  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

São Paulo

Em casa por causa da pandemia do coronavírus, Dira Paes, 50, tem passado mais tempo com os filhos Inácio, 12, e Martim, 4. Com a tecnologia tão necessária em tempos de quarentena, a atriz procura se reinventar como mãe.

"Essa mãe de 2020 precisa se alfabetizar novamente com esse mundo virtual. Meu filho Inácio tem me ajudado muito nisso. É lindo ver ele me ensinando. Eu diria que além de mãe, temos que é ser filha, ser irmã, ser avó. Tentar se colocar em todos os lugares", diz a atriz.

"Acredito muito em uma mãe antenada e ao mesmo tempo mantém os valores de afeto. A gente não se distanciar do que é mais humano na gente, que são os sentimentos", ressalta a artista, que garante estimular o ato do afeto em seus filhos.

No ar em "Fina Estampa" (Globo), reprisada por causa das paralisações, Dira Paes diz estar feliz com o retorno da novela e afirma que não é por acaso. "A presença de 'Fina Estampa' nesse momento ressucitou muitos temas que ainda são atuais", explica a atriz, que diz ter sido marcada pela sua personagem na trama, a Celeste.

Na trama escrita por Aguinaldo Silva, Celeste vive uma situação de violência doméstica com o marido Baltazar (Alexandre Nero), com quem divide a criação da filha adolescente apaixonada por funk, a Solange (Carol Macedo).

"Ela [Celeste] veio em um momento muito importante para mim, eu já era mãe. Não foi fácil porque a gente sabia que era um assunto delicado e profundo. Mas atrás da violência existia essa filha [Sol] que a amparava, então tinha uma cumplicidade de mãe e filha, que eu acho que deu a força pra Celeste superar", diz a atriz.

Apesar das milhares de dificuldades encontradas em viver Celeste, Paes não esconde as marcas deixadas pela personagem, e o que a mais impressionou ao adentar no mundo da violência doméstica. "O que foi mais desafiador pra mim, foi como fazer uma mulher passiva. A imobilidade de pedir ajuda de fato, de se organizar para conseguir denunciar, foi o que mais me impressionou. Mulheres vivem nesse ciclo por 20, 30 anos de histórico de violência."

De volta à sua realidade, Dira Paes se diz privilegiada por conseguir passar bastante tempo com os filhos, e enxerga ressalvas em torno da maternidade real. "É um momento romântico mas a realidade não é romântica. Os sentimentos são românticos mas o dia a dia não é, então há esse embate. No dia a dia é muito difícil você romantizar uma mãe que tem que trabalhar, cuidar dos filhos, dar comida."

Apaixonada pelos os filhos, Paes completa dizendo que ser mãe é um momento mágico e incrível. "Eu brinco dizendo para os meus filhos: 'Vocês saíram daqui, da minha barriga' [risos]. Tem uma coisa mágica nisso que é realmente intraduzível."

Final do conteúdo
  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Comentários

Ver todos os comentários Comentar esta reportagem