Renato Kramer

"A Fazenda 4": O segredo da Popozuda

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Não é à toa que Valesca Popozuda venha se mostrando centrada e não compra a briga de ninguém. Ontem à noite, já deitada para dormir, segurava nas mãos a sua arma secreta, enquanto conversava de soslaio com Joana Machado.

"Meditações para a noite e a manhã" é o título do livro de cabeceira da cantora funk, uma cartilha de auto ajuda de Louise Hay. Então está explicado. E fica mais claro ainda quando lemos para que serve o tal livro: "as meditações de Louise Hay nos preparam para ir ao encontro do dia com uma disposição alegre e amorosa e para passar a noite de forma serena e reparadora". Pronto.Com um manual desses nas mãos, até eu!

Afora esta descoberta essencial para a análise da personalidade e, conseqüentemente, das atitudes da cantora funk, o programa girou, é claro, em torno do "capeta". Não se assustem, não há nada de religioso nesta citação. É que a produção tentou 'dourar a pílula' e colocou os geniais "Secos e Molhados" cantando uma espécie de tema para Gui Pádua - "Jurei mentiras e sigo sozinho" - dizia a letra, na bela voz de Ney Matogrosso.

Na mesma hora me veio à mente uma outra, a meu ver, muito mais adequada à trilha sonora do atleta: "O Escândalo", com os adoráveis Renato e seus Blue Caps. O refrão dizia tudo: "conheci um capeta em forma de guri!". Não é a cara do Gui?! Até rimou.

Momentos antes da prova do fazendeiro, o 'guri' tinha declarado para si mesmo: "se eu voltar eu vou implodir essa residência!" - não faz juz ao refrão da música? Perfeito. E pior: "eu agora vou zoar essa mina até o fim dos tempos, bacalhau dos infernos!" - referindo-se, é claro, à atriz Anna Markun. É o próprio "capeta em forma de Gui".

Falando em inferno, o ex-jogador Dinei tem uma certa desconfiança em relação à eliminação de hoje à noite. "A Anna pode voltar, porque o povo pode querer ver o negócio pegar fogo!". Mas a atriz não parece muito confiante, não. Em conversa com Joana Machado, desabafou, chorosa: "amiga, acho que eu vou sair...fui pra roça à toa!".

Quanto ao cantor "bom rapaz" Marlon, quase todos são unânimes - ele volta da roça. Já sobre o Compadre pairam certas dúvidas. Monique Evans é quem mais tem um palpite de que o Compadre possa sair. "Não sei, não... o Compadre é mal-humorado!", afirmou Titia categórica. Mistério.

De repente, tudo pode ser bem diferente. E o cantor Marlon receba maus fluidos por ser considerado "O bom rapaz", já que na canção homônima que fez sucesso na voz de Wanderley Cardoso nos anos sessenta, a letra diz assim: "parece que eu sabia, que hoje era o dia de tudo terminar"!

Enfim "se Deus é justo - e eu sei que ele é!", como afirmou o capeta em forma de Gui, que seja feita a vontade Dele. Fico pensando 'cá comigo' se tendo acesso direto à tantas maravilhas desse mundo, Deus estaria acompanhando "A Fazenda 4 "...

E o paraquedista não cabe em si com a sua volta triunfal como fazendeiro. Canta alto, fala sozinho, distribuindo 'moral'. "Eu vou ensinar um pouquinho de humildade pras pessoas. Não vou pisar em ninguém ('vou zoar com essa mina até o fim dos tempos!') - só vou ensinar que não se pisa em ninguém!" - remoeu em tom maléfico. E os primeiros versos da velha canção voltam à cabeça: "de uma família tradicional, surgiu um menino que era mesmo infernal - seus primeiros passos, ainda neném, já foram botinadas na canela de alguém".

Talvez fosse o caso de Valesca Popozuda emprestar-lhe um pouco o seu livro zen de 'meditações'. Assim, 'zen' forçar a barra...OK, já deu para perceber que a criatura está 'zen' assunto. O negócio é aguardar a decisão do público. Quem vai? Marlon, Anna ou o Compadre?

Estou 'zen' palpite.

Renato Kramer

Natural de Porto Alegre, Renato Kramer formou-se em Estudos Sociais pela PUC/RS. Começou a fazer teatro ainda no sul. Em São Paulo, formou-se como ator na Escola de Arte Dramática (USP). Escreveu, dirigiu e atuou em diversos espetáculos teatrais. Já assinou a coluna "Antena", na "Contigo!", e fez críticas teatrais para o "Jornal da Tarde" e para a rádio Eldorado AM. Na Folha, colaborou com a "Ilustrada" antes de se tornar colunista do site "F5"

Final do conteúdo
  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Comentários

Ver todos os comentários Comentar esta reportagem

Últimas Notícias