Renato Kramer

"Cine Holliúdy" não arranca arroubos de emoção, mas diverte

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Francisgleydisson (Edmilson Filho) quer manter viva a chama da sétima arte quando a televisão chega ao interior do nordeste e ameaça acabar com o seu reinado. É o mote de "Cine Holliúdy", com roteiro e direção de Halder Gomes, que o "Supercine" (Globo) apresentou na madrugada deste domingo (22).

No ano de 1970, o cantor Márcio Greyck despontava nas paradas de sucesso, onde permaneceu por mais de seis meses com a sua bela canção romântica "Impossível Acreditar Que Perdi Você" e tema executado no filme em regravação do próprio cantor.

A chegada da telinha é avassaladora, então "Francis" pega a sua mulher "Graciosa" (Miriam Freeland) e o filho "Francin" (Joel Gomes), arrumam as trouxas e aprontam a Wanderléa para botar o pé na estrada em direção à pacata Pacatuba (CE) e lá montar um cinema popular.

Mas muita calma nessa hora. A Wanderléa que eles aprontam não é a maninha do Roberto, a sempre querida Ternurinha. É uma perua Veraneio amarela que recebeu o nome da cantora por lembrar a sua vasta cabeleira loura.

E a "musa da Jovem Guarda" não foi a primeira "perua" da família. Num momento de reflexão antes de partir de vez, Graciosa chama a atenção de Francis sobre a necessidade deles arranjarem um lugar fixo para morar e colocar o menino para estudar. "Nós já moramos dentro da Vanusa, dentro da Wanderléa, dentro da Cláudia Barroso, isso é o de menos", argumenta Graciosa. "Mas pense, a gente era sozinho. Agora tem o menino".

Personagens coadjuvantes, ricos em diversidade e humanidade, apesar de alguns por vezes carregarem um pouco na caricatura, enriquecem a saga de Farncisgleydsson Peixoto da Silveira que, com muito custo, consegue implantar o seu "Cine Holliúdy".

Crédito: Divulgação Edmilson Filho em cena da comédia cearense "Cine Holliúdy", dirigida por Halder Gomes
Edmilson Filho em cena da comédia cearense "Cine Holliúdy", dirigida por Halder Gomes

Não sem antes ter que se desfazer de sua querida Wanderléa, que acaba vendendo para o cantor Márcio Greyck que faz uma participação mais do que especial no filme. Sempre carismático, o cantor negocia a Veraneio e ainda dá o seu recado: "Deixa comigo que de loura eu entendo". Ao ver Márcio Greyck se afastando com a sua Wanderléa, Francis parodia o título do hit do cantor, que se ouve ao fundo: "Impossível acreditar que 'vendi' você", queixa-se Francis abatido.

O cantor Falcão está à vontade como o cego Isaías e aproveita bem o papel. Há tipos muito bem resolvidos, como a mãe do moleque que joga futebol e o chama desesperadamente para tomar o seu Toddy gelado –que na verdade era um caldo de feijão. O cabra no cinema que tudo comenta, tudo repete e ninguém lhe dá atenção.

As cenas que envolvem o futebol das crianças são carregadas de ingenuidade e leveza, tanto quanto o sonho de Francis em não deixar a televisão tomar definitivamente o lugar do cinema em sua Pacatuba. Mas o seu esforço não é em vão. Ele consegue criar uma espécie de distribuidora, a Francisplex, com a qual continua a por em prática o seu sonho até então quase impossível.

Roberto Bontempo e Miriam Freeland tem boas participações, mas o foco é mesmo o "Francis" de Edmilson Filho. Numa sequência final do filme, o ator faz um show solo ao ter que improvisar uma performance no palco enquanto a esposa tenta arrumar o projetor que falhou. Ele mesmo narra, ele mesmo age, ele mesmo bate, ele mesmo apanha. Um misto de Jackie Chan com Jerry Lewis, que ganha a atenção de todos.

"Cine Holliúdy" não arranca arroubos de emoção. Mas diverte e encanta.

Renato Kramer

Natural de Porto Alegre, Renato Kramer formou-se em Estudos Sociais pela PUC/RS. Começou a fazer teatro ainda no sul. Em São Paulo, formou-se como ator na Escola de Arte Dramática (USP). Escreveu, dirigiu e atuou em diversos espetáculos teatrais. Já assinou a coluna "Antena", na "Contigo!", e fez críticas teatrais para o "Jornal da Tarde" e para a rádio Eldorado AM. Na Folha, colaborou com a "Ilustrada" antes de se tornar colunista do site "F5"

Final do conteúdo
  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Comentários

Ver todos os comentários Comentar esta reportagem

Últimas Notícias