[an error occurred while processing this directive]
Renato Kramer

Aracy Balabanian se "disfarça" de Wanderléa genérica em "Sai de Baixo"

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Com direito a peruca loura longa e cantando "Por favor, pare agora!" ("Pare o Casamento" - versão Luiz Keller), Cassandra (Aracy Balabanian) abalou o Arouche neste domingo (10).

Caco Antibes (Miguel Falabella) quase teve um infarto ao ouvir "temos que trabalhar" da boca de Vavá (Luis Gistavo). Não é de hoje que a situação financeira da turma do Largo do Arouche (SP) está periclitante.

Então Vavá tem uma ideia brilhante: agenciar shows de grandes artistas para faturar uma boa grana. É quando ele resolve dar uma de esperto e colocar Cassandra como a "Rainha do Iê, Iê, Iê". "É a Wanderléa?", pergunta Caco referindo-se à cantora que, ao lado de Roberto Carlos, tornou-se a Rainha da Jovem Guarda na década de 60.

"É quase uma Wanderléa", explicou Vavá disfarçando. "Digamos que seja uma Wanderléa genérica! É a Wandermary!" -- provavelmente numa junção dos nomes de Wanderléa com Rosemary, outra cantora de destaque na Jovem Guarda. E foi assim que Cassandra entrou de botas brancas e peruca longa cantando o hit máximo da Ternurinha.


No desenrolar da cena, Wandermary ainda conta que Roberto Carlos foi apaixonado por ela, o que não deve estar longe da verdade, já que o próprio cantor confessou ter namorado com a cantora Wanderléa em uma de suas entrevistas ao "Programa do Jô" (Globo). Em seguida, Wandermary confessa que Roberto ficara magoado quando ela o deixou para ficar com o "seu amigo Erasmo Carlos", o que pode ter sido pura liberdade artística do roteirista.

Extrapolando a realidade, saindo e voltando do texto com improvisos bem humorados e sempre ironizando o perfil clássico do "pobre" através das tiradas de Caco Antibes, "Sai de Baixo" traz um refresco na programação um tanto desgastada dos domingos da TV aberta.

"Garanto que você é daquelas que põe uma colherzinha no gargalo da garrafa de refrigerante para não sair o gás! Coisa de pobre!", vocifera Caco, enquanto Neide Aparecida (Márcia Cabrita) concorda que faz isso mesmo.

No episódio de ontem, "Quem Casa Quer Caco", além da presença sempre marcante de Magda (Marisa Orth), "Sai de Baixo" ainda contou com o reforço do furacão Ingrid Guimarães, vivendo uma rica fazendeira em quem o bom e velho Caco Antibes pretendia dar o "golpe do baú".

Para encerrar o programa, uma homenagem à sempre querida Jovem Guarda: o elenco todo cantando "Festa de Arromba", de Roberto e Erasmo Carlos --grande sucesso na voz de Erasmo, tornou-se uma espécie de hino do "iê, iê, iê" no Brasil.

Renato Kramer

Natural de Porto Alegre, Renato Kramer formou-se em Estudos Sociais pela PUC/RS. Começou a fazer teatro ainda no sul. Em São Paulo, formou-se como ator na Escola de Arte Dramática (USP). Escreveu, dirigiu e atuou em diversos espetáculos teatrais. Já assinou a coluna "Antena", na "Contigo!", e fez críticas teatrais para o "Jornal da Tarde" e para a rádio Eldorado AM. Na Folha, colaborou com a "Ilustrada" antes de se tornar colunista do site "F5"

Final do conteúdo
  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Comentários

Ver todos os comentários Comentar esta reportagem

Últimas Notícias