Aviso
Este conteúdo é para maiores de 18 anos. Se tem menos de 18 anos, é inapropriado para você. Clique aqui para continuar.

De faixa a coroa
Descrição de chapéu Estados Unidos

Adolescente com síndrome de Down é primeira a vencer concurso de miss nos EUA

Kayla Kosmalski, 17, foi coroada na etapa estadual de Delaware e concorre a Miss Teen EUA

Kayla Kosmalski
A adolescente Kayla Kosmalski é a 1ª candidata com síndrome de down a vencer um concurso de miss nos EUA - Divulgação
  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

São Paulo

A estudante Kayla Kosmalski, de 17 anos, fez história ao se tornar a primeira candidata com síndrome de Down a vencer um concurso de miss nos EUA. Coroada a Miss Teen Delaware 2024, ela começa agora a se preparar para defender o estado americano no nacional adolescente Miss Teen Estados Unidos, que deve acontecer no dia 1º de agosto.

"Quero mostrar ao mundo que as pessoas com síndrome de Down podem fazer qualquer coisa", disse a jovem, com uma confiança inabalável, ao ser questionada pelos jurados da final sobre por que queria vencer. "Eu amo muito o palco, tenho muita confiança", adiciona a miss, que hoje afirma dominar muito bem a arte da presença de palco.

Apesar de jovem, Kayla já pode ser considerada veterana no mundo miss, já que participou de outros concursos no passado. O primeiro deles foi aos 5 anos de idade, enquanto o mais recente havia sido na sua primeira tentativa no Miss Teen Delaware, em 2021.

Atualmente, a jovem, que faz o último ano do ensino médio na Middletown High School, é também líder de torcida, nadadora, atriz e ativista pela causa da síndrome de Down. Em 2023, ela viralizou no TikTok, onde reúne quase 400 mil seguidores, com vídeos sobre seu dia a dia. Com o sucesso no aplicativo, Kayla foi selecionada para atuar no filme "I Win", um drama que conscientiza sobre a síndrome de Down.

"Pessoas com síndrome de Down podem fazer qualquer coisa. Eles são quem são. Eles são incríveis. Sejam gentis uns com os outros, e a síndrome de Down não me impede!", diz a jovem em suas redes sociais. "Esta jornada é possível devido a todos aqueles com deficiência que abriram este caminho para mim e ao apoio inabalável dos meus amigos e familiares."

Confira o momento de coroação:

Kayla e sua mãe, Amy, são conhecidas também por lutarem pelos direitos de pessoas com condições especiais nos EUA. Entre seus trunfos, está a aprovação da lei, rebatizada de Lei Kayla em Delaware, que garante que pessoas com deficiência possam ter sua própria conta poupança, semelhante a um fundo de poupança universitária.

Além de se preparar para o concurso nacional, a adolescente tem agora outro desafio: decidir em qual universidade dos EUA vai estudar comunicação e teatro, a partir do ano que vem. Entre as instituições em que foi aceita, estão Penn State, University of Delaware, Immaculata University e muitas outras.

Em 2017, em Minnesota, Mikayla Holmgren foi a primeira mulher adulta com síndrome de Down a competir em uma das etapa estaduais do Miss Estados Unidos.

De faixa a coroa

Fábio Luís de Paula é jornalista especializado na cobertura de concursos de beleza, sendo os principais deles o Miss Brasil, Miss Universo, Miss Mundo e Mister Brasil. Formado em jornalismo pelo Mackenzie, passou por Redações da Folha e do UOL, além de assessorias e comunicação corporativa.
Contato ou sugestões, acesse instagram.com/defaixaacoroa e facebook.com/defaixaacoroa

Final do conteúdo
  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Comentários

Ver todos os comentários Comentar esta reportagem