Pai de uma menina, brasileiro conquista 3º título do país no Mister Model International 2024
Engenheiro civil e modelo, santista Eduardo Horvath quebrou jejum de 10 anos no mundial
O modelo e engenheiro civil Eduardo Horvath quebrou um jejum de 10 anos para o Brasil ao vencer no domingo (13) a final do Mister Model International 2024. Este é o terceiro título do país no mundial masculino, que já teve como ganhadores o mato-grossense Victor Zanatta (2014) e o gaúcho Willian Rech (2013).
"Até agora ainda não consegui dormir, a ficha não caiu e parece um sonho. Dá até medo de dormir, acordar e parecer que não é real", diz Horvath em conversa com a coluna, logo após desembarcar em São Paulo nesta segunda-feira (13). "A gente sempre corre atrás dos sonhos e quando acontece não acreditamos", conta.
Dudu, como é conhecido, é natural de Santos, no litoral paulista, tem 29 anos e 1,83 m de altura. Noivo, ele é pai da pequena Giovanna, de 5 anos, que ele considera ser seu maior motivador para tudo que faz na vida. "Ela é minha razão de viver", afirma.
Em sua resposta na rodada de perguntas do concurso, ele também citou a menina. Disse que quer usar sua "empatia e representatividade como mister para unir as pessoas, dar voz a quem precisa e contribuir para desenhar um mundo melhor para todos e especialmente para minha filha".
Diferentemente das regras aplicadas às misses, os concursos de mister sempre aceitaram a participação de homens casados, separados ou que sejam pais. Os limites de idade também são diferentes e, no caso do Mister Model, os candidatos podem ter entre 18 e 35 anos.
Para ele, seu diferencial na competição foi a entrevista com os jurados, onde pôde destacar suas "vivências e personalidade de querer unir as pessoas". Como não é fluente em inglês ou espanhol, o mister revelou que usou o bom e velho "portunhol" para se comunicar. "O mais importante é que consegui me conectar com as pessoas. Ensinei o pessoal a sambar e também a falar algumas palavras em português."
Veterano no mundo dos concursos de beleza, Horvath representou a região da Baixada Santista no Mister Brasil CNB 2022 e, antes, foi vice-campeão do Mister São Paulo, quando defendeu o município de São Vicente.
"Passei a me identificar com o mundo dos concursos quando vi que essas competições falam mais sobre encorajar pessoas a enfrentarem medos e desafios, além de incentivar jovens a se engajarem em projetos sociais para ajudar ao próximo. Eu perdi meus pais e meu avô para o câncer e, desde então, apoio instituições locais que ajudam vítimas da doença, às quais quero dar mais visibilidade", explica.
Além da faixa de vencedor e de uma premiação em dinheiro, ele trouxe para casa os títulos de Mister Popularidade (melhor desempenho nas redes sociais) e Mister Amizade (eleito pelos próprios colegas). A partir de agora, ele vai participar de eventos mundo afora representando a organização do concurso.
Em segundo e terceiro lugares ficaram, respectivamente, o mister Colômbia, Luis Colorado, e o mister Espanha, Gerardo Sansegundo. Completaram o grupo de 6 finalistas o norte-americano Carlos Manuel Montenegro (4º lugar), seguido do mexicano Rafael Hernandez (5º) e o porto-riquenho Jermmy Abraham Otero (6º).
Entre as etapas preliminares da seletiva, estavam desfiles em traje típico, traje de banho, moda noite e "top model", além da entrevista preliminar com jurados. Fundado em 2013 pelo empresário Luis Trujillo, o Mister Model International tinha tido sua edição mais recente em 2021, na ocasião vencida pelo porto-riquenho Bryan Matos, agora antecessor de Dudu.
Confira o momento da vitória:
DOIS BRASILEIROS NO MESMO CONCURSO
A oitava edição do Mister Model international aconteceu em Cartagena, na Colômbia, e contou com um grupo de 23 candidatos de todo o mundo. Além de Dudu, que vestiu a faixa de Mister Brasil, também estava no elenco o modelo paulista Allan Nux, 34, que foi o Mister Fernando de Noronha. Na ocasião, ele foi avaliado como o postulante com o melhor corpo da competição e se classificou entre os 16 semifinalistas.
Pode parecer incomum ter dois candidatos do mesmo país, mas essa já é uma tradição do país na competição. "Todos os anos sempre foi enviado um representante do território brasileiro, com a faixa de Mister Brasil, e outro com a faixa da ilha de Fernando de Noronha. Abriu-se um precedente na primeira edição do concurso, em 2013 e isso acabou se repetindo", explica o diretor nacional do concurso, Willian Freitas.
Ambos os rapazes foram selecionados por Freitas após disputarem o Mister Brasil CNB, em diferentes anos. Segundo o diretor, o critério de seleção foi ter perfil para participar do mundial.
"Apesar dos concursos de uma maneira geral terem formatos similares, eles têm algumas particularidades. No caso do Mister Model, os candidatos precisam ter uma pegada mais de modelo, com perfil comercial, para trabalhar mais em ensaios fotográficos e desfiles", detalha Freitas.
De 2013 a 2015, a direção nacional do Mister Model era do CNB (Concurso Nacional de Beleza), empresa responsável pela eleição do Mister Brasil CNB. Em 2016, o CNB abriu mão deste concurso e a direção passou para Willian Freitas.
Comentários
Ver todos os comentários