Renato Kramer

Ronnie Von faz uma bela homenagem ao cantor Emílio Santiago

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

O programa "Todo Seu" (TV Gazeta) desta quarta-feira (20), apresentado pelo cantor Ronnie Von, foi inteiro dedicado à memória do talentoso Emílio Santiago.

"Minha virgindade durou muitos anos", diz Giovanna Antonelli
Caio Castro não sabe o nome da novela que começou a gravar
Presidente de site de infidelidade diz que sua entrevista na Globo foi vetada

Com pesar e muita elegância, como lhe é peculiar, Ronnie destacou os melhores momentos de algumas passagens do cantor pelo seu programa. Desde a abertura comovente, uma merecida e muito bem realizada homenagem, com requintes de sensibilidade por parte de toda equipe.

Crédito: Fabio Braga//Folhapress/Alex Carvalho/TV Globo Ronnie Von faz uma bela homenagem ao cantor Emílio Santiago
Ronnie Von faz uma bela homenagem ao cantor Emílio Santiago

Na entrevista de arquivo, sempre com um largo sorriso e muita simpatia, Emílio compartilhava com o apresentador a sua alegria em ter recebido o Grammy Latino (2013), como melhor álbum de samba e pagode pelo seu mais recente trabalho "Só Danço Samba - Ao Vivo".

Além disso, estava feliz também por esse trabalho ter sido o primeiro lançamento do seu próprio selo, a Santiago Music. Logo depois, irradiando alegria e saúde, Emílio solta a sua voz majestosa a pedido do apresentador, seu fã confesso.

No estúdio, Ronnie Von recebeu o crítico de televisão José Armando Vanucci para ajudá-lo a relembrar o desenrolar da bem sucedida carreira de Emílio Santiago. Vanucci, sempre bem informado, trouxe à tona todas as participações do grande cantor em festivais e trilhas de novelas - que ajudaram muito a solidificar a sua presença no cenário artístico.

Relembrando o início de sua trajetória num programa de calouros ("A Grande Chance" - TV Tupi) comandado pelo saudoso Flávio Cavalcanti, Ronnie confidenciou à Vanucci que quando o apresentador quis lhe falar sobre um novo e excepcional calouro (Emílio), comentou com ele nestes termos: "ele (Santiago) é tão bom quanto Nat King Cole!".

Nat King Cole era conhecido como "A Voz de Veludo" que seduziu a América e depois o mundo. Coincidentemente, Emílio Santiago, em parte da entrevista dada à Ronnie, comentou que foi anunciado para receber o Grammy Latino como "A Voz de Veludo do Brasil'.

"A-noi-te-ceu...", ecoava a envolvente "voz de veludo" do grande cantor Emílio Santiago em um dos seus maiores sucessos: "Saigon" - a preferida do apresentador e cantor Ronnie Von, que não se conteve e, comovido, chorou discretamente enquanto rolavam os créditos do 'Todo Seu' desta quarta-feira em que a MPB empobreceu.

"Vai minha estrela, iluminando toda esta cidade...como um céu de luz néon - seu brilho silencia todo o som...", continuava a bela voz de Emílio Santiago. "R.I.P."

Renato Kramer

Natural de Porto Alegre, Renato Kramer formou-se em Estudos Sociais pela PUC/RS. Começou a fazer teatro ainda no sul. Em São Paulo, formou-se como ator na Escola de Arte Dramática (USP). Escreveu, dirigiu e atuou em diversos espetáculos teatrais. Já assinou a coluna "Antena", na "Contigo!", e fez críticas teatrais para o "Jornal da Tarde" e para a rádio Eldorado AM. Na Folha, colaborou com a "Ilustrada" antes de se tornar colunista do site "F5"

Final do conteúdo
  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Comentários

Ver todos os comentários Comentar esta reportagem

Últimas Notícias