Aviso
Este conteúdo é para maiores de 18 anos. Se tem menos de 18 anos, é inapropriado para você. Clique aqui para continuar.

Você viu?

Sabrina Sato, Erika Januza, Paolla Oliveira: quem são as rainhas de bateria do Rio e de São Paulo

Saiba também a função das majestades que brilham à frente dos ritmistas das escolas

Em foto colorida, duas mulheres são colocadas lado a lado em uma montagem
Sabrina Sato e Viviane Araújo são duas das rainhas mais badaladas da Sapucaí e do Anhembi - Reprodução/Instagram
  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Rio de Janeiro

A menos de dois meses para o Carnaval (lembre-se que em 2024 a folia cai no começo de fevereiro), o cenário é esse: barracões das escolas de samba a todo vapor; tamborins, cuícas, repiques, caixas e surdos esquentando os ensaios das quadras e, em presenças festejadas pela comunidade, elas: as rainhas de bateria, saracoteando, com seus tufões nos quadris, entre os ritmistas.

A performance da rainha não conta ponto para a escola, como o casal de mestre-sala e porta-bandeira, por exemplo. Ou seja, não é um quesito avaliado individualmente, mas encaixa-se em alegorias e adereços. São avaliadas suas fantasias e todo o seu empenho; se realmente comanda a percussão e anima os integrantes. Saber cantar o samba enredo da escola inteirinho é considerada uma obrigação.

Em 2024, veteranas e famosas como Sabrina Sato (Vila Isabel e Gaviões da Fiel) e Viviane Araújo (Salgueiro e Mancha Verde), desfilam no Rio de Janeiro e em São Paulo, e vão dividir as atenções com Paolla Oliveira, Erika Januza, Lexa, Mileide Mihaile e Juju Salimeni. Na realeza do samba, nem todas são famosas ou experientes. A modelo e bacharel em direito Maria Eduarda Fraga da Mata faz sua estreia na Vai-Vai, assim como Lorena Raissa, de 16 anos, a mais jovem rainha do Grupo Especial do Rio, que sai na Beija-Flor. Conheça as rainhas de bateria do Rio e de São Paulo em 2024.

Final do conteúdo
  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Comentários

Ver todos os comentários Comentar esta reportagem