Aviso
Este conteúdo é para maiores de 18 anos. Se tem menos de 18 anos, é inapropriado para você. Clique aqui para continuar.

Você viu?

Presidente da Liesa questiona carnavalesco da Portela que afirmou ser preto: 'Muito clarinho'

Jorge Perlingeiro entrevistou Antônio Gonzaga em podcast; escola presta solidariedade

Jorge Perlingeiro, presidente da Liesa, em episódio de podcast ao lado de André Rodrigues e Antônio Gonzaga - Reprodução / Youtube
  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

São Paulo

Jorge Perlingeiro, presidente da Liesa (Liga Independente das Escolas de Samba do Rio de Janeiro), está sendo criticado nas redes sociais após questionar a identidade racial de um carnavalesco da escola de samba Portela.

Em uma entrevista ao podcast Só Se For Agora, Antônio Gonzaga falava sobre a criação do enredo da escola para o Carnaval de 2024 quando foi interrompido por Perlingeiro.

"Você é negro, preto? Precisamos dar uma tinta em você, que você está muito clarinho. Sua mãe é negra? E o seu pai? Branco? Logo vi, você não está com essa negritude toda", disse.

O carnavalesco então respondeu: "Sou negro, vindo de família negra." O samba-enredo é "Um Defeito de Cor", baseado no livro da escritora Ana Maria Gonçalves, e criado por Gonzaga e André Rodrigues, que também participou do episódio.

Após a repercussão, a Portela divulgou uma nota em que presta solidariedade ao carnavalesco e ressalta que foi fundada por pretos, pobres e suburbanos.

"Temos como princípio a luta contra o preconceito de qualquer espécie. Seguimos juntos nossa jornada para uma sociedade em que a cor da pele não seja um defeito, o que está muito além de um desfile carnavalesco."

Procurado pelo F5 por meio de sua assessoria de imprensa, Jorge Perlingeiro não respondeu.

Final do conteúdo
  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Comentários

Ver todos os comentários Comentar esta reportagem