Aviso
Este conteúdo é para maiores de 18 anos. Se tem menos de 18 anos, é inapropriado para você. Clique aqui para continuar.

Você viu?

Carnaval 2024: Escola de samba do Rio vai homenagear ex-governador Sérgio Cabral

Fundada por torcedores do Vasco, União Cruzmaltina fará o anúncio oficial neste domingo (23); político passou seis anos preso por corrupção

O ex-governador do Rio de Janeiro, Sérgio Cabral, em seu apartamento no bairro de Copacabana, na zona sul do Rio.
Sérgio Cabral em seu apartamento no bairro de Copacabana, no Rio, após sair da prisão - Eduardo Anizelli / Folhapress
  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Rio de Janeiro

Salvo mudança de última hora, a escola de samba carioca União Cruzmaltina anunciará oficialmente neste domingo (23) que o ex-governador Sérgio Cabral será o tema de seu enredo em 2024. A agremiação foi fundada por torcedores do Vasco da Gama, time de Cabral, e desfila na Série Prata, na avenida Intendente Magalhães, no subúrbio do Rio.

A União Cruzmaltina postou em suas redes sociais um vídeo em que aparecem obras e medidas associadas ao ex-governador –como o trecho do metrô até a Barra da Tijuca, o teleférico do Complexo do Alemão e Unidades de Polícia Pacificadora (UPPs)— e, embora mantenha um tom de mistério, o teaser deixa claro que Cabral será homenageado pela agremiação, o que revoltou os apoiadores da escola e torcedores do clube.

"Este enredo é muito pior que os quatro rebaixamentos do time", comentou um seguidor. "O presidente ser amigo do Cabral tudo bem; mas misturar a instituição neste bolo era desnecessário", postou outro. "Vergonha", "desgosto", "Não é possível", "Estão manchando a nossa história", foram alguns dos termos e desabafos usados com mais frequência.

Cabral chegou a acumular cinco mandados de prisão, 37 ações penais (sendo duas sem relação com a Lava Jato) e 24 condenações a penas que, somadas, ultrapassaram 400 anos de prisão. O ex-governador é acusado de cobrar 5% de propina nos grandes contratos de seu mandato à frente do Governo do Rio de Janeiro (2007-2014).

As investigações descobriram contas com cerca de R$ 300 milhões no exterior em nome de "laranjas",
além de joias e pedras preciosas usadas, segundo o Ministério Público Federal, para lavagem de dinheiro.

A homenagem a Cabral é defendida por Rodrigo Brandão, presidente da União Cruzmaltina. Ao jornal O Globo, o dirigente disse que o ex-emedebista foi "o melhor governador" da história do Rio.

Final do conteúdo
  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Comentários

Ver todos os comentários Comentar esta reportagem