Aviso
Este conteúdo é para maiores de 18 anos. Se tem menos de 18 anos, é inapropriado para você. Clique aqui para continuar.

Você viu?

Caju 'invertido' em comercial com Grazi Massafera vira piada na web: 'Nunca viram um cajueiro'

Erro de marca de cosméticos gera críticas de internautas e institutos ligados à agricultura

Comercial da L'Occitane com Grazi Massafera gera indignação após mostrar caju invertido
Comercial da L'Occitane com Grazi Massafera gera indignação por caju 'invertido' - @loccitaneaubresil no Instagram
  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

São Paulo

Um comercial da marca L'Occitane au Brésil gerou indignação nas redes sociais depois de uma confusão, digamos, botânica. Um vídeo de campanha estrelado por Grazi Massafera mostra um caju "colado" de forma invertida em uma árvore que não é um cajueiro. O trecho repercutiu na internet, rendeu piadas e revolta por parte de algumas pessoas, que alegam falta de conhecimento sobre a espécie.

No comercial, o caju está preso ao pé pela castanha. Em um cajueiro, é a parte da fruta que fica presa ao galho, e a castanha fica suspensa. Internautas notaram que, no vídeo da marca, é possível ver um fio de nylon prendendo a fruta no galho —já que, se fosse um cajueiro de fato, ela não estaria assim.

A folha retratada também é diferente da de um cajueiro, que tem uma folha arredondada. No comercial, ela lembra mais uma folha de pé de amora.

Na publicação original do vídeo, que está no perfil de Grazi Massafera e da L'Occitane, há muitos comentários sobre o erro. Alguns deles apontam um desrespeito com a cultura nordestina e outros mostram indignação com a falta de pesquisa sobre o tema.

"Menina, aqui em casa tem um cajueiro e de quebra sou diretora de arte. Me chamem pra trabalhar, juro que vocês não passarão essa vergonha", disse uma internauta.

O Instituto Caju Brasil escreveu na postagem: "como representante de mais de 190 mil famílias que trabalham com cajucultura, o ICB fica no mínimo 'indignado' com a falta de conhecimento sobre as nossas espécies. Esperamos sinceramente, que a empresa possa corrigir o seu erro, através de campanhas compensatórias. O setor já vive diversos problemas, e ter a imagem da sua "identidade" descaracterizada, é muito triste."

Procurada pela reportagem do F5, a L'Occitane disse que colocar o caju de cabeça para baixo foi opção do time criativo e da produção para "tornar a estética mais lúdica". Afirmaram também que a estratégia buscava causar estranhamento para gerar engajamento nas redes sociais.

Final do conteúdo
  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Comentários

Ver todos os comentários Comentar esta reportagem