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Marca de cosméticos diz que caju 'invertido' em campanha com Grazi foi opção por 'estética lúdica'

Empresa afirma que colocar o fruto de cabeça para baixo em uma árvore que não o cajueiro é estratégia; 'potencial firmador é tão incrível que até o caju virou de ponta cabeça'

Comercial da L'Occitane com Grazi Massafera gera indignação após mostrar caju invertido
Comercial da L'Occitane au Brésil com Grazi Massafera - @loccitaneaubresil no Instagram
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São Paulo

Após seu comercial virar piada entre internautas, a L'Occitane au Brésil afirma que colocar o caju de ponta cabeça foi uma escolha editorial para "tornar a estética mais lúdica". Em nota enviada ao F5, a marca diz que não seguir a estética real do fruto no vídeo estrelado por Grazi Massafera foi uma escolha do time criativo e da produção executiva.

A indignação do público estava no fato de que, no comercial, o caju aparece no pendurado no pé pela castanha e em uma árvore que não é um cajueiro. Segundo a L'Occitane au Brésil, a estratégia buscava causar estranhamento, o que poderia gerar maior engajamento nas redes sociais.

"A decisão por essa estratégia também leva em consideração o maior benefício dos produtos da linha: o potencial firmador —tão incrível que até o Caju virou de ponta cabeça", diz a marca.

Uma das críticas geradas pela repercussão do material vinha do Instituto Caju Brasil, que disse esperar que a empresa corrigisse o erro com campanhas compensatórias. "Como representante de mais de 190 mil famílias que trabalham com cajucultura, o ICB fica no mínimo 'indignado' com a falta de conhecimento sobre as nossas espécies. O setor já vive diversos problemas, e ter a imagem da sua "identidade" descaracterizada, é muito triste", escreveu o instituto na publicação do Instagram da empresa.

A L'Occitane au Brésil afirma que "homenageia e celebra a cultura e flora brasileira, sempre próxima de todas as etapas do processo de produção e das pessoas envolvidas nele". Também disse atuar na cidade de Apodi (RN), em parceria com a COOPAPI (Cooperativa Potiguar de Agricultura e Desenvolvimento Rural Sustentável) desde 2013.

"A Cooperativa fornece a conhecida 'carne de caju', resíduo de polpas que, antes da nossa parceria era descartado sem nenhum valor econômico e hoje, com a comercialização, contribui para a geração de renda dos cooperados", explica a marca.

Leia a nota completa abaixo

Durante a gravação da campanha "É Tempo de Caju na Pele", da linha de cuidados corporais best-seller Caju, de L’Occitane au Brésil, o time criativo e a produção executiva escolheram não seguir a estética real do fruto, colocando-o pendurado pela castanha e não em sua árvore nativa, para tornar a estética mais lúdica.

Seguindo essa linha editorial, o time de marketing adotou o tom de voz leve, bem-humorado e descontraído da identidade da marca e seguiu com o vídeo para aproveitar a estética lúdica - já usada em outras campanhas - para causar estranhamento, o que poderia gerar maior engajamento nas redes sociais. A decisão por essa estratégia também leva em consideração o maior benefício dos produtos da linha: o potencial firmador - tão incrível que até o Caju virou de ponta cabeça.

L’Occitane au Brésil homenageia e celebra a cultura e flora brasileira, sempre próxima de todas as etapas do processo de produção e das pessoas envolvidas nele. Recentemente foi reconhecida como empresa B, pelo seu trabalho e responsabilidade socioambiental sobre suas linhas de produção, sempre priorizando projetos sociais com diferentes comunidades espalhadas pelo Brasil.

A marca atua na cidade de Apodi (RN), em parceria com a COOPAPI (Cooperativa Potiguar de Agricultura e Desenvolvimento Rural Sustentável) desde 2013. A Cooperativa fornece a conhecida "carne de caju", resíduo de polpas que, antes da nossa parceria era descartado sem nenhum valor econômico e hoje, com a comercialização, contribui para a geração de renda dos cooperados.

Hoje, a COOPAPI conta com mais de 200 colaboradores da agricultura familiar que são beneficiados direta ou indiretamente com nossa parceria. Temos um time técnico que acompanha constantemente as atividades locais à distância e por visitas periódicas na COOPAPI e nas áreas produtivas dos produtores fornecedores. Lá, são realizadas orientações técnicas de boas práticas de manejo e treinamentos para orientação das melhores técnicas de produção, visando a segurança do trabalho, qualidade da matéria-prima e a conservação do meio ambiente.

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