Aviso
Este conteúdo é para maiores de 18 anos. Se tem menos de 18 anos, é inapropriado para você. Clique aqui para continuar.

Você viu?

Iranianas são detidas após dançarem música de Selena Gomez em vídeo viral; entenda

Cinco adolescentes apareceram em clipe sem usar o hijab, o véu islâmico

Iranianas viralizaram na web com coreografia da música 'Calm Down'
Iranianas viralizaram na web com coreografia da música 'Calm Down' - Reprodução/Twitter
  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

AFP
AFP

A preocupação do governo do Irã aumentou nesta terça-feira (14), em relação à situação de cinco mulheres iranianas que se filmaram enquanto realizavam, sem véu, a coreografia de uma música mundialmente conhecida. O caso chamou a atenção após elas terem sido detidas.

No vídeo, as cinco jovens vestem blusas curtas, têm o cabelo solto e dançam ao som de "Calm Down", música com ritmos sensuais do cantor nigeriano Rema, gravada com Selena Gomez.

O uso do véu é obrigatório na República Islâmica do Irã. "A todas as maravilhosas mulheres que lutam por um mundo melhor, são uma fonte de inspiração, canto por vocês e sonho com vocês", declarou Rema ao compartilhar as imagens da dança.

O vídeo, gravado em Ekbatan, um bairro residencial da capital Teerã, viralizou no TikTok e em outras redes sociais na semana passada. Essa área, de classe média, tem sido cenário de muitas ações contra o governo há um mês.

Segundo relatos no Telegram e no Twitter com as hashtags #ShahrakEkbatan, as autoridades iranianas analisaram vídeos de câmeras de segurança para identificar as jovens. Nesta terça-feira, as dançarinas afirmavam que haviam sido presas e detidas por dois dias, além de forçadas a gravar um vídeo em que se dizem arrependidas.

Outro vídeo foi publicado nas redes sociais, com quatro mulheres usando véu manifestando arrependimento, uma após a outra. A AFP, porém, não pôde verificar a autenticidade ou as circunstâncias em que as imagens foram gravadas.

O Irã vive uma onda de protestos desde a morte sob custódia policial, em 16 de setembro, de Mahsa Amini, uma jovem curda-iraniana de 22 anos presa por supostamente violar o rígido código de vestimenta do país.

Final do conteúdo
  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Comentários

Ver todos os comentários Comentar esta reportagem