Você viu?

Há dez anos, São Paulo virava cenário do filme 'Ensaio Sobre a Cegueira'; relembre 

O elenco de "Ensaio sobre a Cegueira" em filmagem ao lado do rio Pinheiros
O elenco de "Ensaio sobre a Cegueira" em filmagem ao lado do rio Pinheiros - Divulgação


  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Entre os últimos dias de setembro de 2007 e os primeiros de outubro daquele ano, várias ruas de São Paulo foram fechadas e receberam toneladas de lixo cenográfico, carros batidos, figurantes moribundos, placas de transito em inglês e um pequeno elenco de estrelas de Hollywood. 

O diretor brasileiro Fernando Meirelles trazia para a cidade a produção americana do filme "Ensaio Sobre a Cegueira", longa baseado no livro de José Saramago, que estreou nos cinemas em setembro de 2008. 

Ambientado em uma cidade fictícia, Meirelles rodou cenas nos EUA, em Toronto, no Canadá, em Montevideo, no Uruguai, e em São Paulo. 

A capital paulista serviu de cenário para um momento da trama onde a epidemia de cegueira branca bloqueou a visão de toda a população, transformando o mundo em um lugar tomado pelo caos. 

Serviram como locação os arredores da Praça Ramos de Azevedo, com destaque para o Viaduto do Chá, o Elevado Presidente João Goulart (o Minhocão), a ponte Octávio Frias de Oliveira (Estaiada) e o Rio Pinheiros, a avenida Faria Lima e esquinas do Higienópolis. 

No elenco, estrelas internacionais: a atriz Julianne Moore, que liderava o time, já era consagrada, mas só ganhou seu Oscar anos depois, em 2015, por "Para Sempre Alice". 

Mark Ruffalo também era conhecido, mas ficou muito mais famoso depois de encarnar o Hulk em "Vingadores"  (2012). 

A carreira da atriz brasileira Alice Braga deslanchou nos EUA. Ela esteve em "Elysium" (2013), "A Cabana" (2017), é protagonista da série  "Rainha do Sul" e estará em "X-Men: Novos Mutantes" (2018). 

Fernando Meirelles, que vinha do estrondoso sucesso de "Cidade de Deus" (2002), que lhe rendeu uma indicação ao Oscar, e "Jardineiro Fiel" (2005), dirigiu, após "Ensaio", apenas um filme, "360: A Vida é um Círculo Perfeito", lançado em 2011 e sem grande repercussão.

Nos anos seguintes, comandou as minisséries "Felizes para Sempre?" e "Os Experientes", exibidas na Globo em 2015, e foi um dos diretores da abertura dos jogos olímpicos do Rio em 2016.


Final do conteúdo
  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Comentários

Ver todos os comentários Comentar esta reportagem

Últimas Notícias