Aviso
Este conteúdo é para maiores de 18 anos. Se tem menos de 18 anos, é inapropriado para você. Clique aqui para continuar.

Viva Bem
Descrição de chapéu Personare

Com início do inverno, veja dicas da medicina chinesa para movimentar a energia na estação

Cada período tem transições e emoções específicas, por isso é preciso trabalhar o interno nos dias mais frios do ano

Mulher com cabeça mergulhada em banho de rosas
Medicia chinesa recomenda uso de florais e escalda-pés para sobrevier ao inverno - Unsplash
  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Eric Flor

Terapeuta integrativo

personare

A estação mais fria do ano começa oficialmente nesta quarta-feira, 21 de junho, às 11h57, no mesmo instante que o Sol entra em câncer. Do ponto de vista da medicina chinesa, o inverno traz desafios importantes.

Nesta estação, as sementes dormem e aguardam seu tempo de brotar, desabrochar. Ou seja, a fase faz um pedido a cada um de nós para aprender a descansar, dormir e, com isso, esperar o tempo de nascer de novo. Lembre-se de que só quem vive bem os invernos merece a primavera!

DICAS PARA SOBREVIVER AO INVERNO

Para a medicina chinesa, cada estação tem suas transições e emoções. Tristeza e apego são temas relacionados ao inverno. Ainda que o inverno seja uma fase de hibernação, precisamos de movimentos internos que sejam mais eficientes. Por isso, aqui vão algumas dicas para você sobreviver ao período.

1. Desapegue: o desapegar e o desprender podem doer muito. O que nos faz sofrer é o medo alimentado pelo ego, pela crença arraigada da possível perda, de uma posse que não existe, que não é real.

Algumas práticas de meditação podem ajudar muito no processo de desapego e na preparação para florescer. A seguir, veja uma série que pode ser bacana para você:

2. Desacelere: o inverno nos convida para uma conversa sobre esperar e aceitar. É tempo de aprender a descansar, dormir e, com isso, esperar o tempo de nascer de novo, que é a primavera.

3. CHÁ DE GENGIBRE

O chá de gengibre pode ajudar você a se movimentar internamente. Isso porque essa bebida aumenta o fluxo energético e sanguíneo, ajuda a expelir energias em desarmonia e equilibra seu meio interno e meio externo. A orientação e tomar 300 ml de chá durante o seu dia, até as 18h.

4. ESCALDA-PÉS

O uso de escalda-pés, além de ser um maravilhoso momento de relaxamento, também promove equilíbrio na movimentação energética em todos os órgãos. A indicação é utilizar:

  • um balde ou bacia com água morna (temperaturas entre 25 a 30 graus)
  • 3 colheres de sopa de sal fino ou grosso para cada 3 litros de água.
  • Você pode acrescentar sais ou produtos de escalda-pés prontos, com ervas e óleos.

5. FLORAIS

Alguns florais falam sobre desapego e o deixar fluir. Na linha do Bach, o chicory é uma opção. Já entre os florais da linha Shen-zi, o uso do metal é fundamental para o desapego acontecer com "bem-estar".

6. CRISTAIS

Alguns objetos e pedras podem ser usados para facilitar o processo de desapego, então a especialista Simone Kobayashi vai ajudar com essa dica. Mas lembre-se de que o que realmente faz efeito é colocar em prática a partir da sua intenção.

  • Ametista: é conhecida como "a pedra da alma" por enviar sua mensagem a esse nível da existência. Essa pedra ajuda a consolar quem precisa lidar com a transição da morte real ou simbólica. A ametista modula a frequência mental para estados mais altos do pensamento, por isso é muito utilizada para aliviar tensões e excessos mentais.
  • Fluorita: a mais indicada para mudar de um ciclo para outro, aceitar mudanças e diferenças. Por conter diversas camadas coloridas, relaciona-se bem com mudanças, especialmente mentais. Contém elementos que eliminam as impurezas, o ranço e padrões passados para que a transformação interna seja alcançada.

Você pode usá-las juntas ou separadas, em meditação ou simplesmente ficar com elas e respirar, conectando com suas vibrações e simbolismos.

Perceba seu momento, não foque no que você quer, mas no que você precisa. Ademais, respeitar seu tempo é muito importante. O Inverno, em particular, tem afinidade enorme com o tempo e respeito com o silêncio interno.

Final do conteúdo
  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Comentários

Ver todos os comentários Comentar esta reportagem