Aviso
Este conteúdo é para maiores de 18 anos. Se tem menos de 18 anos, é inapropriado para você. Clique aqui para continuar.

Viva Bem
Descrição de chapéu Personare inverno

O inverno está chegando: Veja dicas para enfrentar o frio sem ficar doente

Estação naturalmente gelada e melancólica exige transformações do corpo

Personare
Inverno exige mudanças de hábito; veja dicas da medicina chinesa para evitar doenças na estação - Alex Padurariu/Unsplash
  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Eric Flor

Terapeuta integrativo

personare

Os meteorologistas já começaram a divulgar a previsão para o inverno e anunciaram a chegada de frentes frias, que podem derrubar as temperaturas. Tudo normal, afinal, já estamos em junho e daqui a três semanas começa oficialmente o inverno. É possível se preparar desde já para a estação do frio. Então, separamos 5 dicas para enfrentar o frio sem ficar doente.

Além das baixas temperaturas, segundo a medicina tradicional chinesa (entenda como funciona aqui), o inverno é uma estação caracterizada pela sua energia mais retraída e pela escassez de recursos. Portanto, é difícil esperar que tenhamos a mesma produtividade e disposição que em outras épocas do ano.

Nesse sentido, o principal segredo para se manter saudável é praticar o que chamamos de "não agir". Isso significa que devemos direcionar a energia disponível para preservá-la até o final da estação, ao invés de tentar projetar, produzir ou realizar atividades de grande impacto.

No entanto, é natural que nosso corpo reaja às mudanças e transformações externas, inclusive durante o inverno. Se estamos enfrentando dias frios, melancolia e escassez, o ideal é nos recolhermos em um ambiente aconchegante, desfrutando de um chá quente sob um cobertor —aliás, veja chás ideias para dias frios aqui.

É importante ressaltar que, em uma vida agitada e cheia de compromissos, nem sempre é possível fazer isso o tempo todo. Portanto, é recomendado que façamos o que precisa ser feito e, além das obrigações, nos recolhamos e cuidemos de nós mesmos.

5 DICAS PARA ENFRENTAR O FRIO

Aqui estão algumas atitudes que a medicina chinesa recomenda para manter uma boa saúde durante o inverno.

1. DIETOTERAPIA

Durante essa estação, é importante criar reservas de energia. Portanto, alimentos quentes e mais gordurosos são ideais. Faça uso de chás e caldos quentes e aproveite especiarias e temperos como canela, anis, erva-doce, pimenta preta, cúrcuma, salsa, alecrim e hortelã.

Além disso, alimentos como abóbora e mel possuem uma natureza morna, fornecendo calor ao corpo, estimulando o metabolismo e fortalecendo o sistema imunológico.

2. ESCALDA-PÉS

Além de aquecer todo o corpo, o escalda-pés promove relaxamento, melhora a circulação sanguínea e movimenta a energia Qi. É uma prática simples e eficaz para a estação. Entenda mais sobre o que é e como fazer escalda-pés aqui.

3. AQUECIMENTO ANTES DA PRÁTICA ESPORTIVA

Devido à circulação sanguínea mais lenta no inverno, é necessário fazer um aquecimento interno antes de se exercitar. Isso ajudará a melhorar a circulação e evitar lesões.

4. USO DE ROUPAS ADEQUADAS

Pode parecer óbvio, mas é importante vestir roupas quentes, especialmente ao sair de casa. Proteger os rins, pés e garganta do frio é fundamental. Segundo a medicina chinesa, rins são vitais (entenda aqui) e os mais afetados durante o inverno. Portanto, cuidar dessa parte do corpo é essencial para evitar problemas como infecções urinárias, desregulação menstrual, dores articulares e lombalgias.

5. ACUPUNTURA

A acupuntura, um ramo da medicina chinesa que utiliza finas agulhas para estimular pontos específicos do corpo, atua desbloqueando a circulação da Energia Vital e do Sangue. Além disso, libera neurotransmissores com ação anti-inflamatória e analgésica, aquece o corpo, promove o relaxamento e melhora a circulação sanguínea e a energia Qi.

NÃO É NORMAL FICAR CONSTANTEMENTE DOENTE


É importante ressaltar que, embora o inverno seja uma época em que nossa energia naturalmente diminui, não é normal ficar doente. O ritmo mais lento que ocorre tanto no ambiente externo quanto dentro do nosso corpo é esperado, mas não devemos ignorar nossa saúde. Portanto, é essencial observar nosso próprio corpo, adaptar-se às circunstâncias e características do frio e cuidar de nós mesmos.

Não se cobre excessivamente se sentir os efeitos do inverno. No entanto, fechar-se e se manter contido pode afetar um pouco nossa imunidade. Por isso, é fundamental encontrar um equilíbrio.

Portanto, para desfrutar de uma boa saúde durante o inverno, é essencial praticar o autocuidado, adotar hábitos alimentares adequados, manter-se aquecido, praticar atividades físicas com cuidado, considerar a acupuntura como uma opção terapêutica e estar atento aos sinais do seu corpo. Ao fazer isso, você estará fortalecendo seu sistema imunológico e promovendo uma boa saúde durante toda a estação fria.

Final do conteúdo
  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Comentários

Ver todos os comentários Comentar esta reportagem