Chefs e padeiros dão receitas de pão caseiro para fazer na quarentena
Confira as dicas de Erick Jacquin, Palmirinha, Bela Gil e Luiz Américo
Confira as dicas de Erick Jacquin, Palmirinha, Bela Gil e Luiz Américo
Quem quer pão? Em tempos de quarentena, tem muita gente se esforçando na cozinha para trocar o produto comprado na padaria pelo feito em casa. Segundo o Google, nunca os brasileiros buscaram tanto por receitas de pão caseiro –desde o dia 15 de março, são as mais procuradas na plataforma em todo o país.
O F5 pediu para chefs e padeiros indicarem suas receitas daquele pão favorito deles. Palmirinha Onofre enviou uma receita de pão italiano caseiro que ela diz adorar para acompanhar antepastos e sopas. "Ao contrário do que muitos pensam, o pão italiano fica fácil de preparar se você deixa a massa descansar o tempo certo. O resultado é uma casquinha crocante que fica daqui ó!", indica.
Já Bela Gil ensina como fazer um pão integral que é uma adaptação de uma receita que ela aprendeu há muitos anos com a professora Bernadetti Kikuchi. "É um pão super prático e delicioso que sempre que faço me traz a memória dos seus ensinamentos e a convicção de que ter controle sobre o que comemos é uma grande satisfação."
Para Bela, nenhuma combinação supera a dupla pão com azeite. "Acho que quanto mais simples o pão, somente água, farinha, sal e fermento, mais conseguimos sentir seu verdadeiro sabor e junto com um bom azeite de oliva e pitadas de sal e pimenta fica divino."
Mais elaborada é a receita indicada pelo chef Erick Jacquin. O pão "au levain" (com fermentação natural), da padeira Leticia Zandomenichi, é o mesmo vendido no restaurante Président, localizado nos Jardins, em São Paulo –para quem não quiser colocar a mão na massa, ele é comercializado por delivery e custa R$ 32.
Na maioria das vezes, Jacquin afirma que gosta de comer o pão sozinho, sem nenhum acompanhamento. Mas o chef também aprecia o produto molhado em um pouquinho de azeite e em uma refeição que tenha caldos.
Por fim, o jornalista e padeiro amador Luiz Américo Camargo, autor dos livros "Pão Nosso" e "Direto ao Pão", compartilha dicas de como fazer um pão do tipo integral. "Foi a primeira receita que treinei de fermentação natural, na 'virada do século', e que venho aperfeiçoando, cultivando (e comendo) por muitos anos, e que para mim representa toda a minha paixão pelos pães e pela fermentação natural. Tanto que é a receita da capa do meu livro 'Pão Nosso'".
De quebra, Camargo ainda ensina como fazer um fermento natural com suco de abacaxi. "E lembre-se: parte do fermento vai para a receita, e parte é guardada, para dar origem a novas fornadas. Sendo bem tratado, alimentado semanalmente, ele [o fermento] dura indefinidamente."
Rendimento: 1 pão
Ingredientes
Para a esponja
2 tabletes de fermento biológico fresco
1/2 colher (chá) de sal
1 xícara de água morna
100 g de farinha de trigo
Para a massa
1 kg de farinha de trigo
1 colher (sopa) de açúcar
2 colheres (sopa) de margarina
2 ovos ligeiramente batidos
1 xícara de leite
Rendimento: 10 porções
Ingredientes
4 xícaras de farinha de trigo integral
3 colheres (chá) de fermento biológico seco
2 e 1/2 xícaras de água morna
1 colher (chá) de sal
1/3 xícara de óleo de coco (pode usar outro óleo vegetal ou manteiga ghee)
2 xícaras de farinha de trigo branca
Receita da padeira Leticia Zandomenichi
Rendimento: 1 pão de 500 g
Ingredientes
300 g de farinha
200 g de água gelada
120 g de levain refrescado (fermento natural)
7 g sal
(inspirado no livro 'Pão Nosso')
Rendimento: 1 pão de 0,9 kg
Ingredientes:
400 g de farinha de trigo branca
100 g de farinha integral
320 g (ou ml) de água gelada
150 g de fermento natural (já ativo)
10 g de sal
(receita do livro "Pão Nosso", de Luiz Américo Camargo)
Thiago Stivaletti: Foto de Fernanda Torres mostra que o brasileiro não tem maturidade pro Oscar
Ex-bailarina do Faustão comprou itens de luxo e pagou viagens com dinheiro suspeito, diz polícia
'Mania de Você': Gabz fala sobre nova fase de Viola: 'Fortalecida'
Vovó com óculos escuros grossos se torna um ícone da moda improvável
Comentários
Ver todos os comentários