Aviso
Este conteúdo é para maiores de 18 anos. Se tem menos de 18 anos, é inapropriado para você. Clique aqui para continuar.

BBB24

BBB 24: Entenda rejeição dos brothers aos brancos sarados que tentaram entrar no jogo

Especialista analisa o caso, que revoltou a ex-BBB Bárbara Heck: 'Falou que é favelado: já ganhou', escreveu ela, para depois apagar

Juliana, Carolina, Caio, Plinio e Jorge Mateus não foram escolhidos, nem pelo público e nem pelos demais colegas de confinamento - 8.jan.2024/Globoplay
  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

São Paulo

Camarotes e pipocas deixaram cinco candidatos de fora na nova dinâmica do BBB 24, o "puxadinho", na estreia do programa na última segunda (8). A escolha chamou a atenção do público, pois todos eles eram pessoas brancas, fortes, e quatro deles tinham olhos claros.

As manifestações de um, ou mais, destes fenótipos são popularmente conhecidas como "padrão de beleza", em referência a estética valorizada nos países que foram colonizados por europeus no passado.

A modelo Carolina Ferreira, 27, a maquiadora Juliana Xavier, 27, o nutricionista Caio Andrade, 29, o dentista Jorge Mateus, 31, e o designer de joias Plínio Simões, 30, são os candidatos que ficaram de fora. O F5 entrevistou o doutor em mídia e cotidiano, Max Milliano Melo, para entender os motivos que levaram os brothers, e as sisters, a dizerem não aos padrões.

Para Melo, o principal motivo da escolha foi a impressão que os participantes têm da audiência. "Essa rejeição foi uma tentativa dos 18 que já estavam na casa de construir uma imagem positiva de si próprios perante o público", afirmou.

"Ficaria feio para eles eliminar pessoas que estavam fora do padrão e botar na casa um personagem parecido com o que acostumamos ver em filmes, seriados e novelas", apontou.

O pesquisador lembra que assuntos sobre corpo no BBB ganharam espaço ao longo das edições. "Querendo ou não, os participantes se espelham nos debates raciais e de gênero das edições anteriores e entram no programa com isso em mente".

Dentro da casa existem outras pessoas consideradas padrões. Yasmin Brunet, Vanessa Lopes e Nizam são exemplos desta presença. Segundo Melo, até esses participantes podem evitar conviver com outros padrões por causa de um narcisismo. Porém ele reforça que, mesmo se este fosse o caso, ele seria um motivo secundário.

Outro fator que explica a situação é o das pessoas fora de padrão se blindarem para não sofrer preconceitos em relação a própria aparência.

A subjetividade do pensamento sobre o corpo é essencial para analisar o caso, segundo o especialista. "O BBB avançou nas pautas raciais e de gênero, mas ainda engatinha em relação à gordofobia", afirmou.

Melo se colocou no lugar de um participante desses e deu exemplo de como seria essa linha de raciocínio, "mais uma pessoa loira aqui e eu vou ter que fazer o triplo que ela faz para ser aceito", explicou.

A ex-bbb Bárbara Heck (branca, loira e de olhos verdes), não gostou das escolhas dos brothers e usou uma rede social para criticar o episódio. "Falou que é favelado: já ganhou", escreveu. Ela apagou a postagem logo depois de ser criticada. No mesmo dia, Bárbara também opinou: "O ódio que as pessoas têm das padrão, gente, credo".

Para Max Melo, comentários como estes se assemelham aos críticos das ações afirmativas. "Os padrões não perderam o protagonismo, mas se incomodam em ter que dividi-lo, ou pelo menos ouvir a reivindicação de pessoas que vem de lugares diferentes", disse.

Final do conteúdo
  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Comentários

Ver todos os comentários Comentar esta reportagem