Globo monitora briga nos bastidores com Band e ainda não descarta volta da F1 em 2025
Band e Liberty Media continuam com relação estremecida pela falta de distrato e dona da categoria não dá o caso como encerrado
A Globo não descartou completamente um retorno da F1 em 2025. Mesmo com a Band afirmando categoricamente que vai cumprir o contrato, informações nos bastidores que a emissora possui dão conta de que o caso não está 100% encerrado.
A coluna apurou que executivos da Globo foram informados pela Liberty Media que ainda existem conversas e possibilidades de distrato entre a empresa americana e a TV de Johnny Saad. Mesmo com acordo para pagamento de pendências anteriores, a relação entre Band e Libery está desgastada.
O maior entrave é a multa de rescisão. A Liberty entende que a Band faz um jogo mais duro, e seu comunicado para confirmar a manutenção das corridas até o fim de 2025 é mais uma arma para a emissora negociar. Por isso, a dona da categoria do automobilismo não fala publicamente sobre o assunto. Apenas diz que ainda existem possibilidades conversadas para 2025.
Para a Globo, a Liberty tem dito que vai resolver a situação e ainda negocia termos da transferência dos direitos para 2025. Ou seja, virou um jogo de quem tem mais força. A Band promete que vai pagar as parcelas e qualquer pendência. Mesmo que em 2025 a situação fique como está, Globo e Liberty estão tão avançadas na decisão de que a volta, caso não ocorra ano que vem, será feita em 2026.
Procurada, a Libety Media não comentou o assunto. Sobre a brincadeira que fez no Upfront 2025 sobre a Fórmula 1, a Globo diz que nunca anunciou a categoria.
"Sobre a F1, há algumas semanas o assunto de que ela voltaria para Globo ganhou força no mercado e, durante o Upfront, brincamos com essa expectativa exibindo um 'será?' no telão, enquanto um carro de corrida aterrissava no palco", diz.
Toda a crise entre Band e Liberty Media começou em 2023. A empresa teve problemas para realizar pagamentos como fora acordado à época. A Band e a Liberty dividiam, de forma igualitária, os valores pagos por patrocinadores até 2022. Em 2023, houve uma mudança de contrato por causa de uma proposta do SBT, e a Band topou pagar diretamente pelo evento. A emissora acertou o valor de US$ 15 milhões (R$ 84,3 milhões) por temporada.
Com a mudança, a Band passou a ter problemas para cumprir os compromissos. Um caso, que ocorreu no ano passado, fez o caldo engrossar. Uma casa de aposta comprou uma cota de patrocínio de R$ 20 milhões, mas não pagou o valor e fez a emissora amargar prejuízo. O problema virou um processo na Justiça.
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