Aviso
Este conteúdo é para maiores de 18 anos. Se tem menos de 18 anos, é inapropriado para você. Clique aqui para continuar.

Televisão
Descrição de chapéu Opinião - Vitor Moreno

'No Rancho Fundo' mostra mais de um Nordeste e usa contrastes para não cair no estereótipo

Na estreia da novela, região apareceu com bolsões de pobreza, mas também de prosperidade

Zefa Leonel (Andrea Beltrão) enfrenta Jordão (Alejandro Claveaux) no primeiro capítulo de 'No Rancho Fundo' - Fábio Rocha/Globo
  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

São Paulo

Conectado e cheio de contrastes. É assim que o Nordeste é mostrado em "No Rancho Fundo", novela das 18h que estreou nesta segunda-feira (15) na Globo.

Após a polêmica com a primeira imagem do folhetim, que correu a internet e foi criticada por mostrar personagens com roupas sujas e cabelos desgrenhados, o autor Mario Teixeira e diretor artístico Allan Fiterman parecem ter querido deixar claro que a região tem bolsões de pobreza, mas também de prosperidade. Os contrastes foram usados inteligentemente para evitar cair em estereótipos.

A trama principal, por enquanto, se desenrola em Lasca Fogo, um distrito rural de Lapão da Beirada. É lá que fica o rancho do título, habitado pela família Leonel.

A matriarca Zefa, vivida por Andrea Beltrão, não é só quem comanda a casa, mas também quem trabalha no garimpo. Já Tico (Alexandre Nero) não tem muita moral nem com a própria família. Quando pede que uma das filhas o sirvam, nenhuma faz caso.

A casa dos sertanejos, cheia de redes para abrigar o sono da família numerosa, é um detalhe acertado. Afinal, o casal vive com a irmã dela, Salete (Mariana Lima), e com sete filhos, entre biológicos e de criação.

As histórias de parte dos integrantes da família ainda deverão ser desenvolvidas. Mas já se pode dizer que o núcleo se saiu bem. Os novatos não só não comprometeram, como deram uma aura de frescor à boa estreia.

O destaque, por enquanto, é Quinota, interpretada pela estreante Larissa Bocchino. A jovem sonha viver um grande amor, mas deve cair num golpe do playboy Marcelo Gouveia (José Loreto), que vive na cidade.

Numa das primeiras cenas, Quinota recebe uma mensagem dele pelo celular. Os dois se conheceram assim mesmo, pelas redes sociais ou por algum aplicativo. Mesmo sendo da mesma região, eles não poderiam ser mais diferentes.

Enquanto Quinota sobe numa escada para tentar garantir um sinal melhor para baixar a foto que recebeu, Marcelo não tem problemas de conexão no Esporte Clube Seridó, um clube frequentado pelos mais abastados da região. Vê-se muito verde nesse último cenário.

Bem como se vê sofisticação quando ele visita o Grande Hotel São Petesburgo, junto com Artur (Túlio Starling). Pelos diálogos, ficamos sabendo que Marcelo e Artur foram adotados juntos de um orfanato, mas que o primeiro é tratado melhor que o segundo pelo padrasto, Ariosto (Du Moscovis), que o considera apenas "de criação".

É mais um dos contrastes que parecem interessar ao autor. Enquanto os filhos de criação de Zefa e Tico Leonel são tratados com carinho, Artur sofre com a família adotiva.

A diversidade também pode ser percebida dentro do núcleo dos Leonel. Zefa, que se veste de homem para ser mais respeitada no garimpo, dá um sermão em Jordão (Alejandro Claveaux) após ele ser homofóbico com ela. "Todo mundo merece respeito, homem, mulher, baitola, como tu disse", diz ela.

Depois, o personagem é acolhido pela família dela e se oferece para trabalhar para Zefa. Não sem antes escutar mais uma lição, desta vez de Quinota. "Mulher não carece de homem pra sobreviver", afirma a moça;

Os personagens que a novela herdou de "Mar do Sertão", a antecessora da dupla criativa por trás de "No Rancho Fundo", ainda tiveram pouco destaque. Teodora (Debora Bloch) é quem teve mais tempo de tela, aparecendo no cabaré que a ex-ricaça abriu na cidade após ser solta da prisão, onde ela terminou a história anterior.

O recurso de espiá-la pelo buraco da fechadura, embora batido, foi bem aproveitado para que o público a visse retirando a peruca de cafetina e revelando seu arrependimento pelo plano que acabou com a morte do filho dela na novela anterior.

Já os violeiros Juzé e Lukete, que improvisavam repentes sobre os próximos capítulos da trama de "Mar do Sertão" no final de cada capítulo, apareceram chegando a Lapão da Beirada. E, claro, já fizeram rimas com o que vem por aí no novo folhetim.

A destacar ainda a bela abertura com os personagens transformados em cordéis coloridos e a trilha sonora recheada de clássicos regionais e atemporais em novas roupagens.

Foi uma boa estreia, que terminou com o primeiro encontro de Quinota e Marcelo, flagrados no meio da noite por Zefa. Já quero saber o que vem a seguir, e isso é um ótimo sinal.

Final do conteúdo
  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Comentários

Ver todos os comentários Comentar esta reportagem