Aviso
Este conteúdo é para maiores de 18 anos. Se tem menos de 18 anos, é inapropriado para você. Clique aqui para continuar.

Televisão
Descrição de chapéu Campeonato Brasileiro

Globo reduzirá repasse do PPV se não fechar com todos os times do Brasileirão em 2025

Informação consta no documento assinado pelos clubes que fazem parte da Libra e que fecharam com a emissora até 2029

Tite é técnico do Flamengo: Globo só vai pagar total prometido para a Libra pelo pay-per-view se fechar com os 20 clubes da Série A do Campeonato Brasileiro para 2025 - Amanda Perobelli/REUTERS
  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Aracaju

A Globo reduzirá drasticamente o valor de pay-per-view para os clubes do Campeonato Brasileiro 2025 se não conseguir fechar com todos os times que compõem a Série A nacional, independente se fazem parte da Libra ou da Liga Forte União.

A informação consta em documento obtido pelo F5 e que traz informações contratuais sobre o vínculo assinado pela Libra com a Globo entre 2025 e 2029. Nele, é explanado que o Premiere é um extra dos R$ 1,3 bilhão fixos que a Globo vai pagar aos times da Libra.

A Globo promete pagar 40% da receita líquida do Premiere sob o que for arrecadado entre a disputa do Brasileirão, geralmente entre abril e dezembro.

Hoje, o Premiere em dois tipos de repasses feitos pela Globo: 38% das vendas em TV paga com operadoras como intermediárias (receita bruta); e e 50% do líquido das vendas diretas pelo Globoplay.

Mas segundo o documento, a quantia prometida só será repassada caso a Globo consiga um acordo com os outros 11 times da Liga Forte União. Hoje, a Libra tem nove times na primeira divisão nacional.

Se a Globo não conseguir acordos com todos, o valor repassado para a Libra será reduzido quase pela metade, o que reforça uma perda de ganhos que a Libra terá.

A decisão da Globo faz sentido já que, atualmente, a emissora tem cerca de 4,5 jogos por rodada com a Libra garantidos para o ano que vem. Ao menos dois serão exibidos na TV aberta por rodada e outros dois na TV por assinatura.

Ou seja, não sobraria quase nada para o Premiere. Não faz sentido pagar alto por algo que não seria usado. Para a Globo, o pay-per-view só faz sentido algo próximo dos 380 jogos do Campeonato Brasileiro disponíveis.

Os valores mais baixos em relação aos antigos contratos são alvos de discussões nos clubes. O Flamengo aprovou nesta segunda (8) o acordo com a Globo, mas após forte resistência da oposição ao presidente Rodolfo Landim.

Estima-se que o Flamengo ganhará R$ 400 milhões a menos em relação ao antigo acordo. Landim culpou a Lei do Mandante, que o próprio clube fez lobby no governo Jair Bolsonaro (2019-2022) para ser sancionada, pela redução.

A informação muda a importância da Liga Forte União para os jogos do Campeonato Brasileiro. O grupo que conta com Fluminense, Fortaleza, Athletico-PR, Botafogo e Vasco já deixaram claro que não devem vender a exclusividade de seus jogos com a Globo.

Final do conteúdo
  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Comentários

Ver todos os comentários Comentar esta reportagem